O USO DE QUIZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID DE GEOGRAFIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127643 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6334 "inscrito_id" => 7808 "titulo" => "O USO DE QUIZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A utilização de jogos tem potencializado cada vez mais o ensino de Geografia, esses recursos alternativos como o Quiz. Onde é definido como um jogo que utiliza perguntas como forma de testar o conhecimento. Essa prática pode auxiliar o entendimento dos alunos na sala de aula, proporcionando a participação e protagonismo do estudante no seu aprendizado. A utilização desses jogos partiu de uma tentativa de ajudar os alunos a estudar para a prova de Geografia. A atividade foi realizada com turmas de segundo ano do ensino médio em uma escola da zona norte de Teresina, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), programa que visa levar o discente a ter um contato com a sala de aula durante a formação. Como objetivo geral, buscou-se analisar como essa atividade pode melhorar na aprendizagem de Geografia na sala de aula. A metodologia da pesquisa, foi organizada em duas etapas, sendo a primeira etapa o planejamento e leitura de alguns materiais sobre urbanização, assunto estudado pelos alunos. Na segunda etapa, foi a aplicação do Quiz junto a turma. Dividimos a turma em dois grupos, sendo que cada grupo escolheria um representante e quem sinalizasse primeiro teria 3 minutos para discutir a pergunta e responder. O referencial teórico foi baseado nas ideias de Bacich e Moran (2018), Macedo (2022), Castellar (2011) e Castrogiovanni e Callai (2010). Para Morán (2000, p. 23), “aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos [...] quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços, entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido”. Como resultados, os alunos aproveitaram bastante a atividade, envolvendo-se com às perguntas, além do trabalho e discussão em grupo. Essa experiência proporcionou um ambiente dinâmico e inovador no desenvolvimento cognitivo dos alunos e o aprendizado foi significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7808_TB6334_30102025235154.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO ANTHONNY FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marceloferreira135oliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127643 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6334 "inscrito_id" => 7808 "titulo" => "O USO DE QUIZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID DE GEOGRAFIA" "resumo" => "A utilização de jogos tem potencializado cada vez mais o ensino de Geografia, esses recursos alternativos como o Quiz. Onde é definido como um jogo que utiliza perguntas como forma de testar o conhecimento. Essa prática pode auxiliar o entendimento dos alunos na sala de aula, proporcionando a participação e protagonismo do estudante no seu aprendizado. A utilização desses jogos partiu de uma tentativa de ajudar os alunos a estudar para a prova de Geografia. A atividade foi realizada com turmas de segundo ano do ensino médio em uma escola da zona norte de Teresina, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), programa que visa levar o discente a ter um contato com a sala de aula durante a formação. Como objetivo geral, buscou-se analisar como essa atividade pode melhorar na aprendizagem de Geografia na sala de aula. A metodologia da pesquisa, foi organizada em duas etapas, sendo a primeira etapa o planejamento e leitura de alguns materiais sobre urbanização, assunto estudado pelos alunos. Na segunda etapa, foi a aplicação do Quiz junto a turma. Dividimos a turma em dois grupos, sendo que cada grupo escolheria um representante e quem sinalizasse primeiro teria 3 minutos para discutir a pergunta e responder. O referencial teórico foi baseado nas ideias de Bacich e Moran (2018), Macedo (2022), Castellar (2011) e Castrogiovanni e Callai (2010). Para Morán (2000, p. 23), “aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos [...] quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços, entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido”. Como resultados, os alunos aproveitaram bastante a atividade, envolvendo-se com às perguntas, além do trabalho e discussão em grupo. Essa experiência proporcionou um ambiente dinâmico e inovador no desenvolvimento cognitivo dos alunos e o aprendizado foi significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7808_TB6334_30102025235154.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO ANTHONNY FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marceloferreira135oliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }