Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE QUIZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127643
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6334
    "inscrito_id" => 7808
    "titulo" => "O USO DE QUIZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A utilização de jogos tem potencializado cada vez mais o ensino de Geografia, esses recursos alternativos como o Quiz. Onde é definido como um jogo que utiliza perguntas como forma de testar o conhecimento. Essa prática pode auxiliar o entendimento dos alunos na sala de aula, proporcionando a participação e protagonismo do estudante no seu aprendizado. A utilização desses jogos partiu de uma tentativa de ajudar os alunos a estudar para a prova de Geografia. A atividade foi realizada com turmas de segundo ano do ensino médio em uma escola da zona norte de Teresina, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), programa que visa levar o discente a ter um contato com a sala de aula durante a formação. Como objetivo geral, buscou-se analisar como essa atividade pode melhorar na aprendizagem de Geografia na sala de aula. A metodologia da pesquisa, foi organizada em duas etapas, sendo a primeira etapa o planejamento e leitura de alguns materiais sobre urbanização, assunto estudado pelos alunos. Na segunda etapa, foi a aplicação do Quiz junto a turma. Dividimos a turma em dois grupos, sendo que cada grupo escolheria um representante e quem sinalizasse primeiro teria 3 minutos para discutir a pergunta e responder. O referencial teórico foi baseado nas ideias de Bacich e Moran (2018), Macedo (2022), Castellar (2011) e Castrogiovanni e Callai (2010). Para Morán (2000, p. 23), “aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos [...] quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços, entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido”. Como resultados, os alunos aproveitaram bastante a atividade, envolvendo-se com às perguntas, além do trabalho e discussão em grupo. Essa experiência proporcionou um ambiente dinâmico e inovador no desenvolvimento cognitivo dos alunos e o aprendizado foi significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7808_TB6334_30102025235154.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO ANTHONNY FERREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marceloferreira135oliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127643
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6334
    "inscrito_id" => 7808
    "titulo" => "O USO DE QUIZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A utilização de jogos tem potencializado cada vez mais o ensino de Geografia, esses recursos alternativos como o Quiz. Onde é definido como um jogo que utiliza perguntas como forma de testar o conhecimento. Essa prática pode auxiliar o entendimento dos alunos na sala de aula, proporcionando a participação e protagonismo do estudante no seu aprendizado. A utilização desses jogos partiu de uma tentativa de ajudar os alunos a estudar para a prova de Geografia. A atividade foi realizada com turmas de segundo ano do ensino médio em uma escola da zona norte de Teresina, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), programa que visa levar o discente a ter um contato com a sala de aula durante a formação. Como objetivo geral, buscou-se analisar como essa atividade pode melhorar na aprendizagem de Geografia na sala de aula. A metodologia da pesquisa, foi organizada em duas etapas, sendo a primeira etapa o planejamento e leitura de alguns materiais sobre urbanização, assunto estudado pelos alunos. Na segunda etapa, foi a aplicação do Quiz junto a turma. Dividimos a turma em dois grupos, sendo que cada grupo escolheria um representante e quem sinalizasse primeiro teria 3 minutos para discutir a pergunta e responder. O referencial teórico foi baseado nas ideias de Bacich e Moran (2018), Macedo (2022), Castellar (2011) e Castrogiovanni e Callai (2010). Para Morán (2000, p. 23), “aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos [...] quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços, entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido”. Como resultados, os alunos aproveitaram bastante a atividade, envolvendo-se com às perguntas, além do trabalho e discussão em grupo. Essa experiência proporcionou um ambiente dinâmico e inovador no desenvolvimento cognitivo dos alunos e o aprendizado foi significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7808_TB6334_30102025235154.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO ANTHONNY FERREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marceloferreira135oliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A utilização de jogos tem potencializado cada vez mais o ensino de Geografia, esses recursos alternativos como o Quiz. Onde é definido como um jogo que utiliza perguntas como forma de testar o conhecimento. Essa prática pode auxiliar o entendimento dos alunos na sala de aula, proporcionando a participação e protagonismo do estudante no seu aprendizado. A utilização desses jogos partiu de uma tentativa de ajudar os alunos a estudar para a prova de Geografia. A atividade foi realizada com turmas de segundo ano do ensino médio em uma escola da zona norte de Teresina, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), programa que visa levar o discente a ter um contato com a sala de aula durante a formação. Como objetivo geral, buscou-se analisar como essa atividade pode melhorar na aprendizagem de Geografia na sala de aula. A metodologia da pesquisa, foi organizada em duas etapas, sendo a primeira etapa o planejamento e leitura de alguns materiais sobre urbanização, assunto estudado pelos alunos. Na segunda etapa, foi a aplicação do Quiz junto a turma. Dividimos a turma em dois grupos, sendo que cada grupo escolheria um representante e quem sinalizasse primeiro teria 3 minutos para discutir a pergunta e responder. O referencial teórico foi baseado nas ideias de Bacich e Moran (2018), Macedo (2022), Castellar (2011) e Castrogiovanni e Callai (2010). Para Morán (2000, p. 23), “aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos [...] quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços, entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido”. Como resultados, os alunos aproveitaram bastante a atividade, envolvendo-se com às perguntas, além do trabalho e discussão em grupo. Essa experiência proporcionou um ambiente dinâmico e inovador no desenvolvimento cognitivo dos alunos e o aprendizado foi significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.