Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA MEDIAÇÃO DE UMA COMPANHANTE ESPECIALIZADA COM ALUNO AUTISTA EM TURMA REGULAR.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo visa apontar a importância da mediação psicopedagógica, a fim de verificar quais as contribuições das práticas psicopedagógicas no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e comportamental do sujeito autista. Como procedimento metodológico realizou-se um Estudo de Caso com base no meu relato de experiência como Acompanhante Especializada de um aluno autista com idade de 8 anos matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental I. O Estudo tem como objetivo analisar por meio do relato de experiência como as práticas mediadoras contribuem para superação das dificuldades biopsicossociais de alunos autistas de modo individual e coletivamente em turma regular. A metodologia tem um caráter bibliográfico de cunho qualitativo, pois a coleta de dados foi feita em livros, artigos, periódicos físicos e online. Na pesquisa utilizou-se como base teórica os saberes dos autores Onrubia (2009), Bossa (2007), Mantoan (2003), Stainback (1997), Rogers (1977), Rodrigues e Spencer (2015), Surian (2010) e Mello (2004) entre outros autores os quais evidenciam uma educação a qual vem buscando estratégias, métodos e práticas capazes de transformar a realidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista. E por meio das categorias analisadas nas discussões e resultados espera-se compreender que todo sujeito é capaz de aprender considerando suas particularidades e que a mediação psicopedagógica é um caminho significativo que propicia aos alunos com dificuldades de aprendizagem ações assertivas e efetivas a curto e longo prazo.

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