Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COM FOCO NA META 1 DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta uma análise documental, de abordagem qualitativa, fundamentada na análise de políticas públicas educacionais no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e no Plano Municipal de Educação (PME) 2015-2025 de Palmeira dos Índios/AL. A pesquisa foi orientada por categorias temáticas relacionadas ao acesso, permanência e qualidade da Educação Infantil. O objetivo geral é analisar a meta 1 da Educação Infantil presente em ambos os planos, que trata da universalização da educação infantil na pré-escola e ampliação da oferta de vagas em creches, especialmente em escolas públicas. Diante disso, busca-se responder à seguinte questão: qual é o impacto e a efetividade da meta 1 da Educação Infantil, conforme estabelecida no PNE e no PME, no município de Palmeira dos Índios? O estudo destaca aspectos relacionados ao acesso e à permanência das crianças na Educação Infantil, explorando as demandas por vagas em creches e pré-escolas, bem como a qualidade do atendimento oferecido. Com base nos documentos oficiais, os resultados apontam avanços no número de matrículas, embora ainda persistam desafios relacionados à infraestrutura e à formação de profissionais. Diante disso, é apresentada uma análise comparativa entre o PNE e o PME, com destaque para os avanços, desafios e perspectivas identificados nos documentos voltados à realidade educacional do município de Palmeira dos Índios/AL.

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