GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA E GRÊMIO ESTUDANTIL: O COLEGIADO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA ESCOLA PÚBLICA
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No entanto, persiste a necessidade de problematizar em que medida essa participação se efetiva, sobretudo no que diz respeito à representatividade estudantil. Este trabalho discute a atuação do grêmio estudantil (GE) como colegiado de democratização da participação juvenil na escola pública, a partir da análise de dados do Censo Escolar (INEP, 2022-2023) e de revisão bibliográfica. Os dados evidenciam a predominância dos Conselhos Escolares (88%) como instâncias de gestão participativa, enquanto os Grêmios Estudantis (6%), as Associações de Pais e Mestres (5%) e as Associações de Pais (1%) apresentam presença bastante reduzida. No Estado do Rio Grande do Norte, foram identificados 169 grêmios em funcionamento no ano de 2023, sem, contudo, a possibilidade de localização precisa das escolas em que atuavam, o que revela fragilidades na sistematização e acompanhamento dessas organizações. 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