Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTOS MULTISSENSORIAIS NO AUXÍLIO AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O acesso à educação foi, por muito tempo, restrito a poucos no Brasil. Apenas com a Constituição de 1988, em seus artigos 205, 206 e 208, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei da Inclusão da Pessoa com Deficiência, o direito à educação tornou-se comum e democrático. No entanto, garantir o acesso ao ensino não depende apenas da existência dessas leis. Para que a inclusão seja efetiva, é fundamental a adoção de novas metodologias de ensino que possibilitem a participação de alunos com diferentes deficiências nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, este trabalho apresenta novas abordagens experimentais focando no uso de experimentos que podem ser acompanhados com o uso de mais de um sentido, como tato, por exemplo, experimentos multissensoriais. A proposta visa superar as barreiras que a falta de visão pode impor à participação dos alunos em atividades experimentais, garantindo que, por meio de abordagens que envolvam múltiplos sentidos, estudantes com deficiência possam acompanhar e interagir nas aulas práticas, mesmo que com auxílio. Além disso, a realização de experimentos no ensino de química é amplamente defendida, pois reflete a forma como cientistas como Lavoisier, no século XIX, validaram suas teorias. Também deve-se adicionar que as aulas experimentais proporcionam aos alunos um contato direto e prático com os conceitos estudados, favorecendo a compreensão dos fenômenos químicos. Dessa forma, a construção de um roteiro experimental que contemple práticas multissensoriais representa um avanço significativo para a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de química, contribuindo para um aprendizado mais acessível e equitativo.

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