OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE E SUA RELEVÂNCIA PARA O AVANÇO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126618 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4082 "inscrito_id" => 4980 "titulo" => "OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE E SUA RELEVÂNCIA PARA O AVANÇO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS." "resumo" => "Este estudo investiga os desafios e as perspectivas da formação docente e sua relevância para o avanço do ensino fundamental nos anos finais em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano. A formação docente é um elemento fundamental para o avanço do ensino fundamental nos anos finais, no entanto, essa formação enfrenta diversos desafios que precisam ser superados para garantir a qualidade do ensino. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como métodos a revisão bibliográfica de documentos oficiais e artigos científicos, além de entrevistas com profissionais da educação, professores e coordenadores do ensino fundamental dos anos finais. Entretanto, aponta-se como resultados a falta de qualificação, muitos professores não possuem a qualificação necessária para ensinar nos anos finais do ensino fundamental. Desatualização, a formação docente muitas vezes não está atualizada com as novas tecnologias e metodologias de ensino. Falta de apoio, os professores muitas vezes não recebem o apoio necessário para desenvolver suas habilidades e competências. A formação contínua é primordial para garantir que os professores estejam atualizados com as novas tecnologias e metodologias de ensino. O apoio institucional é fundamental para garantir que os professores recebam o apoio necessário para desenvolver suas habilidades e competências no ensino aprendizagem. As parcerias entre as instituições de ensino e as comunidades são essenciais para garantir que os professores estejam preparados para atender às primordialidades dos alunos. Conclui que a formação docente é relevante para o avanço do ensino fundamental nos anos finais. Os professores bem preparados são capazes de proporcionar uma educação de qualidade, que prepare os alunos para o sucesso na vida. Além disso, a formação docente também é fundamental para garantir que os professores estejam preparados para atender às necessidades dos alunos com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4980_TB4082_14102025091748.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÉLIA MARIA DA SILVA CARDOSO PINTO" "autor_nome_curto" => "ROSÉLIA" "autor_email" => "roseliamaria35@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126618 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4082 "inscrito_id" => 4980 "titulo" => "OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE E SUA RELEVÂNCIA PARA O AVANÇO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS." "resumo" => "Este estudo investiga os desafios e as perspectivas da formação docente e sua relevância para o avanço do ensino fundamental nos anos finais em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano. A formação docente é um elemento fundamental para o avanço do ensino fundamental nos anos finais, no entanto, essa formação enfrenta diversos desafios que precisam ser superados para garantir a qualidade do ensino. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como métodos a revisão bibliográfica de documentos oficiais e artigos científicos, além de entrevistas com profissionais da educação, professores e coordenadores do ensino fundamental dos anos finais. Entretanto, aponta-se como resultados a falta de qualificação, muitos professores não possuem a qualificação necessária para ensinar nos anos finais do ensino fundamental. Desatualização, a formação docente muitas vezes não está atualizada com as novas tecnologias e metodologias de ensino. Falta de apoio, os professores muitas vezes não recebem o apoio necessário para desenvolver suas habilidades e competências. A formação contínua é primordial para garantir que os professores estejam atualizados com as novas tecnologias e metodologias de ensino. O apoio institucional é fundamental para garantir que os professores recebam o apoio necessário para desenvolver suas habilidades e competências no ensino aprendizagem. As parcerias entre as instituições de ensino e as comunidades são essenciais para garantir que os professores estejam preparados para atender às primordialidades dos alunos. Conclui que a formação docente é relevante para o avanço do ensino fundamental nos anos finais. Os professores bem preparados são capazes de proporcionar uma educação de qualidade, que prepare os alunos para o sucesso na vida. Além disso, a formação docente também é fundamental para garantir que os professores estejam preparados para atender às necessidades dos alunos com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4980_TB4082_14102025091748.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÉLIA MARIA DA SILVA CARDOSO PINTO" "autor_nome_curto" => "ROSÉLIA" "autor_email" => "roseliamaria35@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }