Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE E SUA RELEVÂNCIA PARA O AVANÇO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126618
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4082
    "inscrito_id" => 4980
    "titulo" => "OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE E SUA RELEVÂNCIA PARA O AVANÇO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS."
    "resumo" => "Este estudo investiga os desafios e as perspectivas da formação docente e sua relevância para o avanço do ensino fundamental nos anos finais em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano. A formação docente é um elemento fundamental para o avanço do ensino fundamental nos anos finais, no entanto, essa formação enfrenta diversos desafios que precisam ser superados para garantir a qualidade do ensino. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como métodos a revisão bibliográfica de documentos oficiais e artigos científicos, além de entrevistas com profissionais da educação, professores e coordenadores do ensino fundamental dos anos finais. Entretanto, aponta-se como resultados a falta de qualificação, muitos professores não possuem a qualificação necessária para ensinar nos anos finais do ensino fundamental. Desatualização, a formação docente muitas vezes não está atualizada com as novas tecnologias e metodologias de ensino. Falta de apoio, os professores muitas vezes não recebem o apoio necessário para desenvolver suas habilidades e competências. A formação contínua é primordial para garantir que os professores estejam atualizados com as novas tecnologias e metodologias de ensino. O apoio institucional é fundamental para garantir que os professores recebam o apoio necessário para desenvolver suas habilidades e competências no ensino aprendizagem. As parcerias entre as instituições de ensino e as comunidades são essenciais para garantir que os professores estejam preparados para atender às primordialidades dos alunos. Conclui que a formação docente é relevante para o avanço do ensino fundamental nos anos finais. Os professores bem preparados são capazes de proporcionar uma educação de qualidade, que prepare os alunos para o sucesso na vida. Além disso, a formação docente também é fundamental para garantir que os professores estejam preparados para atender às necessidades dos alunos com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4980_TB4082_14102025091748.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÉLIA MARIA DA SILVA CARDOSO PINTO"
    "autor_nome_curto" => "ROSÉLIA"
    "autor_email" => "roseliamaria35@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126618
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4082
    "inscrito_id" => 4980
    "titulo" => "OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE E SUA RELEVÂNCIA PARA O AVANÇO DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS."
    "resumo" => "Este estudo investiga os desafios e as perspectivas da formação docente e sua relevância para o avanço do ensino fundamental nos anos finais em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano. A formação docente é um elemento fundamental para o avanço do ensino fundamental nos anos finais, no entanto, essa formação enfrenta diversos desafios que precisam ser superados para garantir a qualidade do ensino. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como métodos a revisão bibliográfica de documentos oficiais e artigos científicos, além de entrevistas com profissionais da educação, professores e coordenadores do ensino fundamental dos anos finais. Entretanto, aponta-se como resultados a falta de qualificação, muitos professores não possuem a qualificação necessária para ensinar nos anos finais do ensino fundamental. Desatualização, a formação docente muitas vezes não está atualizada com as novas tecnologias e metodologias de ensino. Falta de apoio, os professores muitas vezes não recebem o apoio necessário para desenvolver suas habilidades e competências. A formação contínua é primordial para garantir que os professores estejam atualizados com as novas tecnologias e metodologias de ensino. O apoio institucional é fundamental para garantir que os professores recebam o apoio necessário para desenvolver suas habilidades e competências no ensino aprendizagem. As parcerias entre as instituições de ensino e as comunidades são essenciais para garantir que os professores estejam preparados para atender às primordialidades dos alunos. Conclui que a formação docente é relevante para o avanço do ensino fundamental nos anos finais. Os professores bem preparados são capazes de proporcionar uma educação de qualidade, que prepare os alunos para o sucesso na vida. Além disso, a formação docente também é fundamental para garantir que os professores estejam preparados para atender às necessidades dos alunos com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4980_TB4082_14102025091748.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÉLIA MARIA DA SILVA CARDOSO PINTO"
    "autor_nome_curto" => "ROSÉLIA"
    "autor_email" => "roseliamaria35@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga os desafios e as perspectivas da formação docente e sua relevância para o avanço do ensino fundamental nos anos finais em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano. A formação docente é um elemento fundamental para o avanço do ensino fundamental nos anos finais, no entanto, essa formação enfrenta diversos desafios que precisam ser superados para garantir a qualidade do ensino. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como métodos a revisão bibliográfica de documentos oficiais e artigos científicos, além de entrevistas com profissionais da educação, professores e coordenadores do ensino fundamental dos anos finais. Entretanto, aponta-se como resultados a falta de qualificação, muitos professores não possuem a qualificação necessária para ensinar nos anos finais do ensino fundamental. Desatualização, a formação docente muitas vezes não está atualizada com as novas tecnologias e metodologias de ensino. Falta de apoio, os professores muitas vezes não recebem o apoio necessário para desenvolver suas habilidades e competências. A formação contínua é primordial para garantir que os professores estejam atualizados com as novas tecnologias e metodologias de ensino. O apoio institucional é fundamental para garantir que os professores recebam o apoio necessário para desenvolver suas habilidades e competências no ensino aprendizagem. As parcerias entre as instituições de ensino e as comunidades são essenciais para garantir que os professores estejam preparados para atender às primordialidades dos alunos. Conclui que a formação docente é relevante para o avanço do ensino fundamental nos anos finais. Os professores bem preparados são capazes de proporcionar uma educação de qualidade, que prepare os alunos para o sucesso na vida. Além disso, a formação docente também é fundamental para garantir que os professores estejam preparados para atender às necessidades dos alunos com deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.