Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MONITORIA E SEU COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As vagas de acesso ao ensino superior têm constantemente se expandido nas últimas décadas, assim como o aumento da inclusão da diversidade no sistema educacional. O curso de Psicologia, consequentemente, a cada ano, passa a ser mais procurado em instituições públicas e privadas. No entanto, tais dados não se constituem por si mesmos, ou seja, sem as demandas sociais que exigem produção de conhecimentos tecnocientíficos mais especializados na área da saúde. À vista disso, corroboramos com a ideia de que os esforços para a abertura de espaços que formem psicólogos resolutivos ainda são insuficientes no que diz respeito à qualidade da formação crítica. Assim, este trabalho visa não apenas apresentar as problemáticas da formação em psicologia na contemporaneidade, mas também destacar a potência de uma experiência de monitoria, no sexto período do curso de Psicologia, desenvolvida na disciplina de Comportamento, Sociedade e Psicologia. O objetivo deste trabalho é apontar a monitoria como um lócus de formação ético-política, frente à lógica performática e utilitarista da formação acadêmica. Para tanto, o estudo se caracteriza por um relato de experiência. Conclui-se que a experiência de monitoria possibilitou a criação de um espaço que articula a prática da teoria, o ensino e aprendizagem, e a criação de vínculos e relações entre sujeitos desejantes no mundo que habitam.

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