O LETRAMENTO VISUAL NA SALA DE AULA: A LEITURA E A ESCRITA VERBO-IMAGÉTICAS COMO POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO PIBID
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128515 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8619 "inscrito_id" => 18192 "titulo" => "O LETRAMENTO VISUAL NA SALA DE AULA: A LEITURA E A ESCRITA VERBO-IMAGÉTICAS COMO POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO PIBID" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência sobre uma prática pedagógica com textos verbo-imagéticos, que foi desenvolvido e aplicado em sala de aula, tendo em vista a atuação do PIBID na escola. Os(as) bolsistas do PIBID-UECE, após uma formação sobre letramento visual com o professor-supervisor, aplicaram uma atividade multimodal, que culminou neste trabalho. Para isso, utilizamos a dimensão afetiva, cunhada pelo teórico Jon Callow (2013) e os pressupostos teóricos da Gramática do Design Visual, doravante GDV. Callow desenvolveu estratégias pedagógicas para se trabalhar a leitura e a escrita verbo-imagética com estudantes, amparado pela GDV, de Kress e van Leeuwen (1996). Essa gramática é de natureza semiótica e sugere uma estrutura que considera, não somente os aspectos cultural e contextual da imagem, como ainda descreve as características linguísticas ou a gramática inerente às imagens (os sintagmas), da mesma forma que a escrita tem suporte na sua própria gramática. A GDV, além de auxiliar a compreensão da imagem como construção de significados, contribui para se entender como a imagem se estrutura e como a linguagem visual se organiza em instâncias de uso. Dessa forma, contribui para a alfabetização de alunos e alunas em fase de apreensão da escrita e da leitura. O letramento visual, faz parte do contexto da proposta da pedagogia dos multiletramentos que, como sugerido por estudiosos(as) do New London Group (1996), doravante NLG, refere-se às competências no uso da linguagem verbal, no uso das imagens (estáticas e em movimento) e no uso de recursos computacionais para construir e interpretar significados. Consideramos que este o trabalho foi exitoso. Os objetivos propostos foram contemplados de acordo com os resultados esperados, mesmo com algumas dificuldades. Percebemos que todos(as) se envolveram nas atividades, discutiram, refletiram, produziram novos significados por meio das retextualizações, expressaram-se oralmente e afetivamente. Além do mais, compreenderam os propósitos comunicativos de cada imagem não verbal lida, levando em conta os aspectos culturais, simbólicos e ideológicos que as imagens carregam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18192_TB8619_29102025164333.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IDÉSIO RIBEIRO COUTO" "autor_nome_curto" => "IDÉSIO RIBEIRO" "autor_email" => "idesiocouto@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128515 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8619 "inscrito_id" => 18192 "titulo" => "O LETRAMENTO VISUAL NA SALA DE AULA: A LEITURA E A ESCRITA VERBO-IMAGÉTICAS COMO POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO PIBID" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência sobre uma prática pedagógica com textos verbo-imagéticos, que foi desenvolvido e aplicado em sala de aula, tendo em vista a atuação do PIBID na escola. Os(as) bolsistas do PIBID-UECE, após uma formação sobre letramento visual com o professor-supervisor, aplicaram uma atividade multimodal, que culminou neste trabalho. Para isso, utilizamos a dimensão afetiva, cunhada pelo teórico Jon Callow (2013) e os pressupostos teóricos da Gramática do Design Visual, doravante GDV. Callow desenvolveu estratégias pedagógicas para se trabalhar a leitura e a escrita verbo-imagética com estudantes, amparado pela GDV, de Kress e van Leeuwen (1996). Essa gramática é de natureza semiótica e sugere uma estrutura que considera, não somente os aspectos cultural e contextual da imagem, como ainda descreve as características linguísticas ou a gramática inerente às imagens (os sintagmas), da mesma forma que a escrita tem suporte na sua própria gramática. A GDV, além de auxiliar a compreensão da imagem como construção de significados, contribui para se entender como a imagem se estrutura e como a linguagem visual se organiza em instâncias de uso. Dessa forma, contribui para a alfabetização de alunos e alunas em fase de apreensão da escrita e da leitura. O letramento visual, faz parte do contexto da proposta da pedagogia dos multiletramentos que, como sugerido por estudiosos(as) do New London Group (1996), doravante NLG, refere-se às competências no uso da linguagem verbal, no uso das imagens (estáticas e em movimento) e no uso de recursos computacionais para construir e interpretar significados. Consideramos que este o trabalho foi exitoso. Os objetivos propostos foram contemplados de acordo com os resultados esperados, mesmo com algumas dificuldades. Percebemos que todos(as) se envolveram nas atividades, discutiram, refletiram, produziram novos significados por meio das retextualizações, expressaram-se oralmente e afetivamente. Além do mais, compreenderam os propósitos comunicativos de cada imagem não verbal lida, levando em conta os aspectos culturais, simbólicos e ideológicos que as imagens carregam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18192_TB8619_29102025164333.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IDÉSIO RIBEIRO COUTO" "autor_nome_curto" => "IDÉSIO RIBEIRO" "autor_email" => "idesiocouto@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }