Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENCRUZILHADAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: RELIGIÃO COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO ÉTNICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125229
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 972
    "inscrito_id" => 7923
    "titulo" => "ENCRUZILHADAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: RELIGIÃO COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO ÉTNICA."
    "resumo" => "A sociedade se organiza através de suas práticas culturais, suas memórias, identidade e afetos, como substância da etnicidade do sujeito. Barth (1968) explica que a consciência de si, reconhecer a sua alteridade em relação aos outros grupos, começam nas fronteiras da Etnicidade do sujeito. Pensar nessas fronteiras nos possibilita compreender o lugar das encruzilhadas como encontro de memórias e afetos que são construídos nas relações sociais e profissionais. Essa pesquisa tem como finalidade abordar três categorias importantes da etnicidade, sendo elas: identidade étnica, formação étnica e fronteiras religiosa nas quais questionamos sobre as encruzilhadas como encontros de diferentes etnicidades das professoras da rede pública, para compreender como as diferentes etnicidades da professoras se relacionam no Programa de Alfabetização e Letramento de Amargosa-PRALLER, como espaço de afeto e encruzilhadas pedagógicas. Logo, o objetivo geral é investigar sobre as relações entre diferentes etnicidades de professoras alfabetizadoras. Em conjunto elencamos os objetivos específicos de conhecer a formação étnica das professoras alfabetizadoras do PRALLER; narrar a trajetória pessoal e profissional das professoras alfabetizadoras; compreender o processo de formação inicial e continuada das professoras alfabetizadoras. Para fundamentar as categorias de análises que foram selecionadas, escolhemos autores que nessas andanças foram fundamentais para minha formação como pesquisadora e professora: Na Etnicidade: Barth (1998, 2006), Poutignat & Streiff-Fenart (1998), Carneiro da Cunha (1996, 2017), Bacelar (1998) Roberto Cardoso (2018),), Arruti (2017) Santana (2014) e Santana; Ferreira e Nascimento (2017). Desse modo, utilizei como método a etnopesquisa crítica, através de observação participante, grupo focal e entrevista semi-estruturada, pois, na formação de professores e pesquisadores é de extrema relevância para provocar e contribuir com na reflexão de suas ações em sala de aula, contribuindo assim com a pesquisa em Relações Étnicas e Contemporaneidade, a fim de interpretar, desvelar o que está oculto, as relações (Macedo, 2000). Nesse caminhar, realizamos três meses de observação participante na Escola Municipal Vivalda de Andrade e três grupos focais com as professoras alfabetizadoras. Este texto trata-se de uma pesquisa narrativa, no qual faço discussões no âmbito da Etnicidade e formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7923_TB972_30102025101314.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELY SANTOS DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "MANUELY SANTOS"
    "autor_email" => "manuely.lamdyn@ufrb.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125229
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 972
    "inscrito_id" => 7923
    "titulo" => "ENCRUZILHADAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: RELIGIÃO COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO ÉTNICA."
    "resumo" => "A sociedade se organiza através de suas práticas culturais, suas memórias, identidade e afetos, como substância da etnicidade do sujeito. Barth (1968) explica que a consciência de si, reconhecer a sua alteridade em relação aos outros grupos, começam nas fronteiras da Etnicidade do sujeito. Pensar nessas fronteiras nos possibilita compreender o lugar das encruzilhadas como encontro de memórias e afetos que são construídos nas relações sociais e profissionais. Essa pesquisa tem como finalidade abordar três categorias importantes da etnicidade, sendo elas: identidade étnica, formação étnica e fronteiras religiosa nas quais questionamos sobre as encruzilhadas como encontros de diferentes etnicidades das professoras da rede pública, para compreender como as diferentes etnicidades da professoras se relacionam no Programa de Alfabetização e Letramento de Amargosa-PRALLER, como espaço de afeto e encruzilhadas pedagógicas. Logo, o objetivo geral é investigar sobre as relações entre diferentes etnicidades de professoras alfabetizadoras. Em conjunto elencamos os objetivos específicos de conhecer a formação étnica das professoras alfabetizadoras do PRALLER; narrar a trajetória pessoal e profissional das professoras alfabetizadoras; compreender o processo de formação inicial e continuada das professoras alfabetizadoras. Para fundamentar as categorias de análises que foram selecionadas, escolhemos autores que nessas andanças foram fundamentais para minha formação como pesquisadora e professora: Na Etnicidade: Barth (1998, 2006), Poutignat & Streiff-Fenart (1998), Carneiro da Cunha (1996, 2017), Bacelar (1998) Roberto Cardoso (2018),), Arruti (2017) Santana (2014) e Santana; Ferreira e Nascimento (2017). Desse modo, utilizei como método a etnopesquisa crítica, através de observação participante, grupo focal e entrevista semi-estruturada, pois, na formação de professores e pesquisadores é de extrema relevância para provocar e contribuir com na reflexão de suas ações em sala de aula, contribuindo assim com a pesquisa em Relações Étnicas e Contemporaneidade, a fim de interpretar, desvelar o que está oculto, as relações (Macedo, 2000). Nesse caminhar, realizamos três meses de observação participante na Escola Municipal Vivalda de Andrade e três grupos focais com as professoras alfabetizadoras. Este texto trata-se de uma pesquisa narrativa, no qual faço discussões no âmbito da Etnicidade e formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7923_TB972_30102025101314.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELY SANTOS DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "MANUELY SANTOS"
    "autor_email" => "manuely.lamdyn@ufrb.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A sociedade se organiza através de suas práticas culturais, suas memórias, identidade e afetos, como substância da etnicidade do sujeito. Barth (1968) explica que a consciência de si, reconhecer a sua alteridade em relação aos outros grupos, começam nas fronteiras da Etnicidade do sujeito. Pensar nessas fronteiras nos possibilita compreender o lugar das encruzilhadas como encontro de memórias e afetos que são construídos nas relações sociais e profissionais. Essa pesquisa tem como finalidade abordar três categorias importantes da etnicidade, sendo elas: identidade étnica, formação étnica e fronteiras religiosa nas quais questionamos sobre as encruzilhadas como encontros de diferentes etnicidades das professoras da rede pública, para compreender como as diferentes etnicidades da professoras se relacionam no Programa de Alfabetização e Letramento de Amargosa-PRALLER, como espaço de afeto e encruzilhadas pedagógicas. Logo, o objetivo geral é investigar sobre as relações entre diferentes etnicidades de professoras alfabetizadoras. Em conjunto elencamos os objetivos específicos de conhecer a formação étnica das professoras alfabetizadoras do PRALLER; narrar a trajetória pessoal e profissional das professoras alfabetizadoras; compreender o processo de formação inicial e continuada das professoras alfabetizadoras. Para fundamentar as categorias de análises que foram selecionadas, escolhemos autores que nessas andanças foram fundamentais para minha formação como pesquisadora e professora: Na Etnicidade: Barth (1998, 2006), Poutignat & Streiff-Fenart (1998), Carneiro da Cunha (1996, 2017), Bacelar (1998) Roberto Cardoso (2018),), Arruti (2017) Santana (2014) e Santana; Ferreira e Nascimento (2017). Desse modo, utilizei como método a etnopesquisa crítica, através de observação participante, grupo focal e entrevista semi-estruturada, pois, na formação de professores e pesquisadores é de extrema relevância para provocar e contribuir com na reflexão de suas ações em sala de aula, contribuindo assim com a pesquisa em Relações Étnicas e Contemporaneidade, a fim de interpretar, desvelar o que está oculto, as relações (Macedo, 2000). Nesse caminhar, realizamos três meses de observação participante na Escola Municipal Vivalda de Andrade e três grupos focais com as professoras alfabetizadoras. Este texto trata-se de uma pesquisa narrativa, no qual faço discussões no âmbito da Etnicidade e formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.