NOS BANZEIROS DAS MEMÓRIAS SE RESGATAM HISTÓRIAS: A EDUCAÇÃO MUSEAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125775 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2043 "inscrito_id" => 4802 "titulo" => "NOS BANZEIROS DAS MEMÓRIAS SE RESGATAM HISTÓRIAS: A EDUCAÇÃO MUSEAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "“Nos banzeiros das memórias se resgatam histórias”, objetiva conhecer o Patrimônio histórico de Parintins/AM, tendo a Educação Museal como prática pedagógica; identificando transformações do patrimônio, compreendendo sua importância na preservação da identidade cultural local. O Porantin teórico, patrimônio histórico em Hardt et al (2023); História e memória, Alberti (2015); história de Parintins em Bittencourt (1924). Método empregado, materialismo histórico dialético, Marx (2011), entrelaçando passado e presente. Técnicas adotadas, pesquisa de campo, localizando o patrimônio municipal e prática pedagógica com 35 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual. A partir do puxirum de saberes, passam a reconhecer a importância do patrimônio histórico, material e imaterial, por meio de suas vivências, das memórias cristalizadas na História. A educação museal como o proeiro , guiando a canoa nos banzeiros das memórias, reconhecendo os conhecimentos de saberes sociais passados de geração em geração, na construção cultural da nossa gente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4802_TB2043_14102025174244.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA MORAES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "moraes.ana.paula@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125775 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2043 "inscrito_id" => 4802 "titulo" => "NOS BANZEIROS DAS MEMÓRIAS SE RESGATAM HISTÓRIAS: A EDUCAÇÃO MUSEAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "“Nos banzeiros das memórias se resgatam histórias”, objetiva conhecer o Patrimônio histórico de Parintins/AM, tendo a Educação Museal como prática pedagógica; identificando transformações do patrimônio, compreendendo sua importância na preservação da identidade cultural local. O Porantin teórico, patrimônio histórico em Hardt et al (2023); História e memória, Alberti (2015); história de Parintins em Bittencourt (1924). Método empregado, materialismo histórico dialético, Marx (2011), entrelaçando passado e presente. Técnicas adotadas, pesquisa de campo, localizando o patrimônio municipal e prática pedagógica com 35 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual. A partir do puxirum de saberes, passam a reconhecer a importância do patrimônio histórico, material e imaterial, por meio de suas vivências, das memórias cristalizadas na História. A educação museal como o proeiro , guiando a canoa nos banzeiros das memórias, reconhecendo os conhecimentos de saberes sociais passados de geração em geração, na construção cultural da nossa gente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4802_TB2043_14102025174244.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA MORAES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "moraes.ana.paula@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }