A EDUCAÇÃO COMO DIREITO: UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES DA EJAI
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Esta pesquisa surgiu de um trabalho acadêmico realizado para a disciplina “Educação de Jovens Adultos e Idosos” do curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco e tem como objetivo analisar as experiências de ex-estudantes da EJAI, buscando compreender seus motivos para ingressar na modalidade, suas expectativas e os desafios enfrentados ao longo da trajetória escolar. Este trabalho tem como aporte teórico Arroyo(2007); Freire (1996) e hooks (1994). Como metodologia foram realizadas três entrevistas abordando questões como as razões para retornar aos estudos, os impactos da EJAI em suas vidas, as diferenças em relação à escola regular e a experiência de compartilhar a sala de aula com pessoas de diferentes idades. Observamos a partir das entrevistas que a EJAI constitui-se em espaço de troca de experiências de um público diversificado. Com ensino noturno, tempo e atenção por parte dos professores muitas vezes distintos quando comparados com o ensino regular, alguns desafios postos para as práticas educativas A partir disto, conclui-se que compreender a realidade dos estudantes e suas vivências é essencial para identificar possíveis melhorias na EJAI, tornando-a mais eficaz e acessível. Além disso, ao valorizar as histórias desses estudantes, reforça-se a importância da educação como um direito fundamental e como ferramenta de transformação social." 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