DESAFIOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128568 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8771 "inscrito_id" => 18758 "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "A inclusão escolar de estudantes com deficiência representa um marco importante na promoção da equidade e do reconhecimento da diversidade no ambiente educacional. Entretanto, esse processo ainda impõe desafios significativos aos docentes, especialmente pela ausência de formação específica para o enfrentamento das complexidades da prática inclusiva. Este estudo, intitulado “Desafios e estratégias formativas para professores no desenvolvimento de práticas inclusivas em sala de aula”, teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por professores e as estratégias de formação continuada que contribuem para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica, buscou compreender os sentidos atribuídos pelos professores às suas vivências, identificando lacunas formativas, escassez de recursos didáticos, barreiras atitudinais e a importância do apoio técnico especializado. Os resultados indicam que a efetivação da inclusão vai além de adaptações estruturais e tecnológicas, exigindo formação continuada que articule dimensões teóricas, práticas e socioemocionais. Fundamentada na literatura especializada em educação inclusiva como: Mantoan, Sassaki, Coutinho e Lisboa, Sawaya e articulada às diretrizes da Agenda 2030 da ONU, a investigação reforça a necessidade de políticas públicas que assegurem apoio institucional e formação docente permanente. Achados apontam que a promoção de uma cultura escolar inclusiva depende do comprometimento coletivo com valores de justiça social, cidadania e respeito à diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18758_TB8771_30102025211759.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRA DA SILVA SANTANA COSTA" "autor_nome_curto" => "JAIRA" "autor_email" => "jairassantanna@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128568 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8771 "inscrito_id" => 18758 "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "A inclusão escolar de estudantes com deficiência representa um marco importante na promoção da equidade e do reconhecimento da diversidade no ambiente educacional. Entretanto, esse processo ainda impõe desafios significativos aos docentes, especialmente pela ausência de formação específica para o enfrentamento das complexidades da prática inclusiva. Este estudo, intitulado “Desafios e estratégias formativas para professores no desenvolvimento de práticas inclusivas em sala de aula”, teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por professores e as estratégias de formação continuada que contribuem para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica, buscou compreender os sentidos atribuídos pelos professores às suas vivências, identificando lacunas formativas, escassez de recursos didáticos, barreiras atitudinais e a importância do apoio técnico especializado. Os resultados indicam que a efetivação da inclusão vai além de adaptações estruturais e tecnológicas, exigindo formação continuada que articule dimensões teóricas, práticas e socioemocionais. Fundamentada na literatura especializada em educação inclusiva como: Mantoan, Sassaki, Coutinho e Lisboa, Sawaya e articulada às diretrizes da Agenda 2030 da ONU, a investigação reforça a necessidade de políticas públicas que assegurem apoio institucional e formação docente permanente. Achados apontam que a promoção de uma cultura escolar inclusiva depende do comprometimento coletivo com valores de justiça social, cidadania e respeito à diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18758_TB8771_30102025211759.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRA DA SILVA SANTANA COSTA" "autor_nome_curto" => "JAIRA" "autor_email" => "jairassantanna@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }