Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE SABERES E RESISTÊNCIAS: O PENSAMENTO DE AILTON KRENAK COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EJA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do município de Nova Iguaçu (RJ), a partir da leitura e discussão da obra Ideias para adiar o fim do mundo, do autor indígena Ailton Krenak. A experiência teve como objetivo fomentar reflexões críticas sobre os direitos humanos, as relações étnico-raciais e as crises ambientais e sociais que atravessam a realidade dos estudantes da EJA. Metodologicamente, a proposta foi construída com base em uma abordagem dialógica e participativa, inspirada nos princípios de Paulo Freire (1996), que defende a valorização dos saberes dos educandos e a educação como prática política. As atividades envolveram a leitura coletiva de trechos do livro, rodas de conversa e a elaboração, pelos próprios estudantes, de propostas concretas para "adiar o fim do mundo", conectadas aos seus cotidianos. Como referencial teórico, além de Krenak (2019) e Freire (1996), dialogamos com autores como Nilma Lino Gomes (2017) e Kabengele Munanga (2005), que discutem a urgência de uma educação antirracista e decolonial. Entre os resultados, destacam-se o fortalecimento do protagonismo dos estudantes, a valorização dos saberes populares e a transformação da escola em espaço político de resistência e produção de conhecimento. Os estudantes propuseram ações como a criação de uma horta escolar, uma composteira e debates sobre alimentação saudável e uso de plantas medicinais, evidenciando o potencial de projetos que unem literatura, práticas pedagógicas e direitos humanos na EJA. Conclui-se que experiências como esta podem ser replicadas em diferentes contextos, contribuindo para a construção de uma educação crítica, inclusiva e comprometida com as lutas sociais.

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