Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LUGAR DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO NOVO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A absorção do pensamento computacional(PC) pela Base Nacional Comum Curricular teve como consequência a sua inclusão nos materiais aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) atualmente em uso, em toda Educação Básica brasileira, especialmente na última de suas etapas. Cientes de que tal inserção se deu sobretudo no âmbito da matemática, objetivamos neste artigo identificar o lugar ocupado pelo PC na prática do professor desta disciplina no âmbito do Novo Ensino Médio. Para isto, entrevistamos por meio de questionário online professores de três escolas públicas do Estado da Paraíba, o que configura esta pesquisa em termos procedimentais como um Estudo de Caso. A abordagem que adotamos é a qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os resultados apontam que o PC não ocupa um lugar privilegiado no planejamento e execução das ações pedagógicas dos professores entrevistados, sendo ignorado ou deixado em segundo plano, e que tal fato se relaciona sobretudo com fatores como o pouco conhecimento que possuem acerca desta temática e com suas dificuldades em relação ao uso pedagógico das tecnologias indicadas para explorá-la nos materiais que lhes foram entregues, sugerindo-nos a necessidade da inclusão deste conteúdo também nos programas das universidades, responsáveis pela formação docente inicial e continuada.

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