Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTIVAR SABERES: AGRICULTURA FAMILIAR, SAFS E CURRÍCULO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128115
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7554
    "inscrito_id" => 12802
    "titulo" => "CULTIVAR SABERES: AGRICULTURA FAMILIAR, SAFS E CURRÍCULO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão sobre a presença de práticas agrícolas tradicionais no currículo de Ciências, a partir da análise de livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental adotados pelo PNLD 2024–2027, correlacionando-a com a BNCC e o ReCAL. Partindo da etnobotânica como campo teórico e gesto político, a pesquisa se ancora na perspectiva discursiva de Maingueneau (2008; 2015) e em autores que compreendem o currículo como território de disputas simbólicas, como Lopes e Macedo (2006) e Arroyo (2013). A metodologia, de abordagem qualitativa, articula uma análise discursiva e contextual, voltada tanto para as presenças quanto para as ausências, considerando as condições de produção dos discursos. O recorte analítico concentra-se na abordagem dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) no livro Araribá Conecta – Ciências (LD1) e na discussão sobre agricultura familiar associada a comunidades quilombolas no SuperAÇÃO! Ciências (LD2), ambos da editora Moderna. Os resultados indicam que o LD1 apresenta maior articulação entre práticas sustentáveis e conhecimentos tradicionais, ainda que de forma sutil, enquanto o LD2 reconhece práticas agrícolas de comunidades tradicionais (quilombolas), mas de maneira mais genérica e com pouca problematização crítica. A análise revela que, embora a BNCC e o ReCAL proponham a valorização da diversidade cultural e o diálogo entre saberes, os materiais didáticos ainda operam predominantemente sob uma lógica eurocentrada, pouco sensível às epistemologias contra-hegemônicas. Reforça-se a necessidade de um olhar para as potencialidades dos saberes etnobotânicos que emergem da construção socio-histórica dos povos tradicionais, tornando o saber contextual e representativo. Conclui-se que é necessário repensar a inserção dos saberes tradicionais nos materiais escolares, buscando construir uma educação científica e botânica mais plural, crítica e comprometida com os territórios e culturas que habitam os territórios escolares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12802_TB7554_30102025121408.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEVID LUCAS TENÓRIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DEVID"
    "autor_email" => "devid.santos@icbs.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128115
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7554
    "inscrito_id" => 12802
    "titulo" => "CULTIVAR SABERES: AGRICULTURA FAMILIAR, SAFS E CURRÍCULO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão sobre a presença de práticas agrícolas tradicionais no currículo de Ciências, a partir da análise de livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental adotados pelo PNLD 2024–2027, correlacionando-a com a BNCC e o ReCAL. Partindo da etnobotânica como campo teórico e gesto político, a pesquisa se ancora na perspectiva discursiva de Maingueneau (2008; 2015) e em autores que compreendem o currículo como território de disputas simbólicas, como Lopes e Macedo (2006) e Arroyo (2013). A metodologia, de abordagem qualitativa, articula uma análise discursiva e contextual, voltada tanto para as presenças quanto para as ausências, considerando as condições de produção dos discursos. O recorte analítico concentra-se na abordagem dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) no livro Araribá Conecta – Ciências (LD1) e na discussão sobre agricultura familiar associada a comunidades quilombolas no SuperAÇÃO! Ciências (LD2), ambos da editora Moderna. Os resultados indicam que o LD1 apresenta maior articulação entre práticas sustentáveis e conhecimentos tradicionais, ainda que de forma sutil, enquanto o LD2 reconhece práticas agrícolas de comunidades tradicionais (quilombolas), mas de maneira mais genérica e com pouca problematização crítica. A análise revela que, embora a BNCC e o ReCAL proponham a valorização da diversidade cultural e o diálogo entre saberes, os materiais didáticos ainda operam predominantemente sob uma lógica eurocentrada, pouco sensível às epistemologias contra-hegemônicas. Reforça-se a necessidade de um olhar para as potencialidades dos saberes etnobotânicos que emergem da construção socio-histórica dos povos tradicionais, tornando o saber contextual e representativo. Conclui-se que é necessário repensar a inserção dos saberes tradicionais nos materiais escolares, buscando construir uma educação científica e botânica mais plural, crítica e comprometida com os territórios e culturas que habitam os territórios escolares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12802_TB7554_30102025121408.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEVID LUCAS TENÓRIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DEVID"
    "autor_email" => "devid.santos@icbs.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a presença de práticas agrícolas tradicionais no currículo de Ciências, a partir da análise de livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental adotados pelo PNLD 2024–2027, correlacionando-a com a BNCC e o ReCAL. Partindo da etnobotânica como campo teórico e gesto político, a pesquisa se ancora na perspectiva discursiva de Maingueneau (2008; 2015) e em autores que compreendem o currículo como território de disputas simbólicas, como Lopes e Macedo (2006) e Arroyo (2013). A metodologia, de abordagem qualitativa, articula uma análise discursiva e contextual, voltada tanto para as presenças quanto para as ausências, considerando as condições de produção dos discursos. O recorte analítico concentra-se na abordagem dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) no livro Araribá Conecta – Ciências (LD1) e na discussão sobre agricultura familiar associada a comunidades quilombolas no SuperAÇÃO! Ciências (LD2), ambos da editora Moderna. Os resultados indicam que o LD1 apresenta maior articulação entre práticas sustentáveis e conhecimentos tradicionais, ainda que de forma sutil, enquanto o LD2 reconhece práticas agrícolas de comunidades tradicionais (quilombolas), mas de maneira mais genérica e com pouca problematização crítica. A análise revela que, embora a BNCC e o ReCAL proponham a valorização da diversidade cultural e o diálogo entre saberes, os materiais didáticos ainda operam predominantemente sob uma lógica eurocentrada, pouco sensível às epistemologias contra-hegemônicas. Reforça-se a necessidade de um olhar para as potencialidades dos saberes etnobotânicos que emergem da construção socio-histórica dos povos tradicionais, tornando o saber contextual e representativo. Conclui-se que é necessário repensar a inserção dos saberes tradicionais nos materiais escolares, buscando construir uma educação científica e botânica mais plural, crítica e comprometida com os territórios e culturas que habitam os territórios escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.