Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LIGAÇÕES IÔNICAS: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO RECURSO “BARALHO IÔNICO”

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Química tem sido historicamente marcado por desafios didático-pedagógicos, especialmente no que se refere ao elevado nível de abstração conceitual e à consequente desmotivação dos estudantes. Essa conjuntura demanda adoção de metodologias que promovam o engajamento ativo dos discentes e estimulem a construção de conhecimentos com base em processos de aprendizagem significativa. Segundo Ausubel (1982), essa abordagem pressupõe a ancoragem dos novos saberes em estruturas cognitivas previamente estabelecidas, o que potencializa tanto a assimilação quanto a retenção dos conteúdos, ao conferir-lhes sentido e relevância no contexto do aprendiz. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um recurso educacional (RE) gamificado, intitulado Baralho Iônico, voltado ao ensino de ligações iônicas e planejado para ser aplicado com o apoio de metodologias ativas de aprendizagem (Bacich & Moran, 2018). A proposta fundamenta-se na gamificação, entendida como a aplicação de elementos de jogos em contextos não lúdicos, com o objetivo de motivar, engajar e promover a construção do conhecimento (Kapp, 2012; Deterding et al., 2011). O recurso foi elaborado com um design lúdico e funcional, utilizando a plataforma Canva. Para a confecção, foram produzidas cartas plásticas personalizadas com adesivos vinílicos. Essa escolha assegura maior durabilidade ao material, além de garantir uma identidade visual atrativa e clareza das informações apresentadas. As cartas representam elementos químicos e objetivos a serem alcançados no jogo, incentivando a aplicação dos conceitos de forma estratégica. O desenvolvimento do RE foi orientado por um processo intenso de criação e testes, com base no feedback de professores orientadores especialistas e na análise das necessidades do público-alvo. O Baralho Iônico configura-se como uma alternativa didática que contribui para a compreensão dos conceitos relacionados às ligações iônicas. Os resultados preliminares evidenciam ganhos na assimilação dos conteúdos, interação e colaboração entre os estudantes, fortalecendo aspectos cognitivos e interpessoais no ensino de Química.

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