DESENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARTIR DA PROGRAMAÇÃO SCRATCH
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125847 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2174 "inscrito_id" => 9214 "titulo" => "DESENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARTIR DA PROGRAMAÇÃO SCRATCH" "resumo" => "O presente relato de experiência visa apresentar resultados provenientes da aplicação de uma sequência didática usando o ambiente on-line de programação Scratch, com alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Informática. O objetivo é descrever os avanços e desafios dessa aplicação, que visou fomentar o Pensamento Computacional na referida turma a partir da abordagem da Computação Plugada. Os aportes teóricos deste trabalho baseiam-se nas concepções de Wing (2008, 2017), Brennan e Resnick (2012), Marji (2014), Moreno-León et al. (2015) e Resnick (2018), assim como, nas Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Computação (Brasil, 2022), que referencia a habilidade do Pensamento Computacional como eixo fundamental do Ensino da Computação na Educação Básica. A abordagem metodológica do trabalho é qualitativa e exploratória, e os dados foram coletados por meio de observação participante, questionários e registros de atividades, sem deixar de considerar os aspectos éticos decorrentes do processo investigativo (Gil, 2008). Os resultados indicam, que os estudantes, em seu primeiro ano de curso, apesar de praticarem técnicas iniciais de programação, não as relacionam ao contexto do Pensamento Computacional. Além disso, o fato da linguagem de programação Scratch apresentar uma abordagem visual com menor complexidade, possibilitou que a maioria dos alunos se sentissem engajados e motivados ao desenvolverem seus projetos de programação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9214_TB2174_30102025233036.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDEVAN SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GILDEVAN" "autor_email" => "gildevan.s.a@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125847 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2174 "inscrito_id" => 9214 "titulo" => "DESENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARTIR DA PROGRAMAÇÃO SCRATCH" "resumo" => "O presente relato de experiência visa apresentar resultados provenientes da aplicação de uma sequência didática usando o ambiente on-line de programação Scratch, com alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Informática. O objetivo é descrever os avanços e desafios dessa aplicação, que visou fomentar o Pensamento Computacional na referida turma a partir da abordagem da Computação Plugada. Os aportes teóricos deste trabalho baseiam-se nas concepções de Wing (2008, 2017), Brennan e Resnick (2012), Marji (2014), Moreno-León et al. (2015) e Resnick (2018), assim como, nas Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Computação (Brasil, 2022), que referencia a habilidade do Pensamento Computacional como eixo fundamental do Ensino da Computação na Educação Básica. A abordagem metodológica do trabalho é qualitativa e exploratória, e os dados foram coletados por meio de observação participante, questionários e registros de atividades, sem deixar de considerar os aspectos éticos decorrentes do processo investigativo (Gil, 2008). Os resultados indicam, que os estudantes, em seu primeiro ano de curso, apesar de praticarem técnicas iniciais de programação, não as relacionam ao contexto do Pensamento Computacional. Além disso, o fato da linguagem de programação Scratch apresentar uma abordagem visual com menor complexidade, possibilitou que a maioria dos alunos se sentissem engajados e motivados ao desenvolverem seus projetos de programação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9214_TB2174_30102025233036.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDEVAN SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GILDEVAN" "autor_email" => "gildevan.s.a@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }