ASPECTOS SOCIOSSUBJETIVOS E TEXTUAIS-DISCURSIVOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125338 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1156 "inscrito_id" => 3142 "titulo" => "ASPECTOS SOCIOSSUBJETIVOS E TEXTUAIS-DISCURSIVOS" "resumo" => "Este trabalho está vinculado ao plano de trabalho em andamento no projeto de Iniciação Científica intitulado Aspectos teóricos, formativos e textuais-discursivos dos textos de divulgação científica, edital PIBIC-UFPB (2024-2025), cujos objetivos específicos são: Avaliar aspectos sociossubjetivos e textuais-discursivos que necessitam ser mobilizados no processo de formação do linguista como divulgador da ciência linguística; Investigar o processo de transformação textual-discursiva de um artigo científico para um texto de divulgação científica. Para esta apresentação, em particular, analisamos o processo de transformação textual-discursiva do resumo científico para um resumo de divulgação científica. A investigação tem caráter qualitativo-interpretativista e está situada no escopo das pesquisas em Linguística Aplicada (LA). Partimos inicialmente de um levantamento bibliográfico de estudos que versam sobre divulgação científica em Linguística, caracterização textual-discursiva de textos de divulgação científica, processo de reformulação textual-discursiva. A metodologia se fundamenta nos parâmetros de análise do Interacionismo Socio Discursivo (ISD), correspondente à arquitetura textual, proposta por Bronckart (1999, 2006) que nos permite investigar quais aspectos, a exemplo do conteúdo temático, metodologia ou resultados, sofrem alterações na dimensão textual-discursiva quando passa de artigo científico para um artigo de divulgação científica. Os resultados preliminares apontam que as retextualizações analisadas foram elaboradas de maneira didatizada e simplificada, foram analisados oitos resumos e dois artigos que aproxima os leitores do fazer científico, levando em consideração o contexto social do público em questão e outros aspectos sociosubjetivos empreendidos na divulgação e popularização científica, como situar, divulgar e facilitar o entendimento sobre as pesquisas, mantendo o conteúdo temático e as informações metodológicas dos artigos, mas simplificando a linguagem ao público leigo. Nesse sentido, é importante destacar o papel preponderante da divulgação científica para a alfabetização e o letramento científico, e pode-se afirmar que os textos analisados reforçam a necessidade de mobilizar metodologias, e conceitos que promovam a educação científica para a população." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3142_TB1156_30102025114533.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY MARQUES SANTANA" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY" "autor_email" => "shirley.marques@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125338 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1156 "inscrito_id" => 3142 "titulo" => "ASPECTOS SOCIOSSUBJETIVOS E TEXTUAIS-DISCURSIVOS" "resumo" => "Este trabalho está vinculado ao plano de trabalho em andamento no projeto de Iniciação Científica intitulado Aspectos teóricos, formativos e textuais-discursivos dos textos de divulgação científica, edital PIBIC-UFPB (2024-2025), cujos objetivos específicos são: Avaliar aspectos sociossubjetivos e textuais-discursivos que necessitam ser mobilizados no processo de formação do linguista como divulgador da ciência linguística; Investigar o processo de transformação textual-discursiva de um artigo científico para um texto de divulgação científica. Para esta apresentação, em particular, analisamos o processo de transformação textual-discursiva do resumo científico para um resumo de divulgação científica. A investigação tem caráter qualitativo-interpretativista e está situada no escopo das pesquisas em Linguística Aplicada (LA). Partimos inicialmente de um levantamento bibliográfico de estudos que versam sobre divulgação científica em Linguística, caracterização textual-discursiva de textos de divulgação científica, processo de reformulação textual-discursiva. A metodologia se fundamenta nos parâmetros de análise do Interacionismo Socio Discursivo (ISD), correspondente à arquitetura textual, proposta por Bronckart (1999, 2006) que nos permite investigar quais aspectos, a exemplo do conteúdo temático, metodologia ou resultados, sofrem alterações na dimensão textual-discursiva quando passa de artigo científico para um artigo de divulgação científica. Os resultados preliminares apontam que as retextualizações analisadas foram elaboradas de maneira didatizada e simplificada, foram analisados oitos resumos e dois artigos que aproxima os leitores do fazer científico, levando em consideração o contexto social do público em questão e outros aspectos sociosubjetivos empreendidos na divulgação e popularização científica, como situar, divulgar e facilitar o entendimento sobre as pesquisas, mantendo o conteúdo temático e as informações metodológicas dos artigos, mas simplificando a linguagem ao público leigo. Nesse sentido, é importante destacar o papel preponderante da divulgação científica para a alfabetização e o letramento científico, e pode-se afirmar que os textos analisados reforçam a necessidade de mobilizar metodologias, e conceitos que promovam a educação científica para a população." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3142_TB1156_30102025114533.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY MARQUES SANTANA" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY" "autor_email" => "shirley.marques@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }