A RELEVÂNCIA DE LER E ESCREVER: UMA PERSPECTIVA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS NAS TURMAS DOS 6º ANOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126558 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3888 "inscrito_id" => 4978 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DE LER E ESCREVER: UMA PERSPECTIVA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS NAS TURMAS DOS 6º ANOS" "resumo" => "A leitura e a escrita desempenham papéis fundamentais no processo de aprendizagem dos estudantes, especialmente nos anos finais do ensino fundamental, mais especificamente nas turmas dos 6º anos. Este artigo discute a relevância dessas habilidades para a produção textual dos alunos, destacando como a prática constante dessas competências favorecendo o desenvolvimento de uma escrita coerente, estruturada e crítica. Tem como objetivo analisar a importância da leitura e da escrita na produção textual dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental anos finais, destacando como essas competências influenciam o desenvolvimento acadêmico e as práticas pedagógicas no contexto escolar. Com embasamento teórico em: BNCC (2017), Cagliari (2011), Freire (2005), Soares (2012), entre outros que corroboraram com a pesquisa. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a abordagem qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa, 4 professores de uma escola do município de Cumaru-PE. A pesquisa se apoia em teorias educacionais que defendem a importância da alfabetização e letramento em contextos diversos e multidimensionais, propondo uma análise das metodologias aplicadas nas escolas e o impacto da leitura e da escrita no desempenho acadêmico dos estudantes. A leitura e a escrita são competências essenciais para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental, pois é a base para a produção textual e o sucesso em diversas áreas do conhecimento. A prática constante dessas habilidades permite que os alunos se expressem de maneira mais eficaz e desenvolvam um pensamento crítico e reflexivo. Portanto, é fundamental que as escolas invistam em metodologias que estimulem tanto a leitura quanto a escrita, criando um ambiente de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento integral dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4978_TB3888_14102025082608.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO JOSÉ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RONALDO" "autor_email" => "ronaldooliveira3011@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126558 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3888 "inscrito_id" => 4978 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DE LER E ESCREVER: UMA PERSPECTIVA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS NAS TURMAS DOS 6º ANOS" "resumo" => "A leitura e a escrita desempenham papéis fundamentais no processo de aprendizagem dos estudantes, especialmente nos anos finais do ensino fundamental, mais especificamente nas turmas dos 6º anos. Este artigo discute a relevância dessas habilidades para a produção textual dos alunos, destacando como a prática constante dessas competências favorecendo o desenvolvimento de uma escrita coerente, estruturada e crítica. Tem como objetivo analisar a importância da leitura e da escrita na produção textual dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental anos finais, destacando como essas competências influenciam o desenvolvimento acadêmico e as práticas pedagógicas no contexto escolar. Com embasamento teórico em: BNCC (2017), Cagliari (2011), Freire (2005), Soares (2012), entre outros que corroboraram com a pesquisa. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com a abordagem qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa, 4 professores de uma escola do município de Cumaru-PE. A pesquisa se apoia em teorias educacionais que defendem a importância da alfabetização e letramento em contextos diversos e multidimensionais, propondo uma análise das metodologias aplicadas nas escolas e o impacto da leitura e da escrita no desempenho acadêmico dos estudantes. A leitura e a escrita são competências essenciais para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental, pois é a base para a produção textual e o sucesso em diversas áreas do conhecimento. A prática constante dessas habilidades permite que os alunos se expressem de maneira mais eficaz e desenvolvam um pensamento crítico e reflexivo. Portanto, é fundamental que as escolas invistam em metodologias que estimulem tanto a leitura quanto a escrita, criando um ambiente de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento integral dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4978_TB3888_14102025082608.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO JOSÉ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RONALDO" "autor_email" => "ronaldooliveira3011@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }