Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VERSOS QUE ENCANTAM: A ARTE DO CORDEL NAS MÃOS DO 7º ANO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral, no município de Mossoró/RN, tendo como foco o resgate e valorização da literatura de cordel. A atividade partiu de uma contextualização histórica sobre o surgimento do cordel no Brasil e o estudo da trajetória de importantes cordelistas, como Leandro Gomes de Barros, Patativa do Assaré, João Martins de Athayde e Antônio Francisco. O objetivo do projeto foi promover o letramento literário e cultural por meio da leitura, análise e produção de cordéis, estimulando a criatividade, a oralidade e o conhecimento das manifestações populares nordestinas. A metodologia envolveu momentos de leitura coletiva de obras consagradas, debates em sala, e pesquisas orientadas sobre a técnica da xilogravura, tradicionalmente utilizada na confecção das capas dos folhetos. Em seguida, os alunos foram incentivados a criar seus próprios cordéis sobre temas diversos, com posterior revisão textual feita pela professora. Após a correção, os estudantes passaram seus textos a limpo e confeccionaram artesanalmente as capas ilustrativas de seus folhetos, inspiradas na xilogravura. O ponto alto do projeto foi a realização do "Cantares do Sertão – Sarau de Cordel", evento aberto à comunidade escolar, no qual os alunos apresentaram suas produções em formato de "pelejas", revivendo a tradição oral do cordel nordestino com duelos poéticos repletos de rima. Através de uma metodologia participativa, que integrou leitura, pesquisa, escrita criativa e artes visuais, os estudantes não apenas desenvolveram competências linguísticas e literárias, mas também fortaleceram vínculos com suas raízes culturais. A culminância no sarau “Cantares do Sertão”, com as apresentações em formato de pelejas, permitiu aos alunos vivenciarem a oralidade poética em sua forma mais autêntica, proporcionando momentos de protagonismo e pertencimento.

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