VERSOS QUE ENCANTAM: A ARTE DO CORDEL NAS MÃOS DO 7º ANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128134 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7627 "inscrito_id" => 16558 "titulo" => "VERSOS QUE ENCANTAM: A ARTE DO CORDEL NAS MÃOS DO 7º ANO" "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral, no município de Mossoró/RN, tendo como foco o resgate e valorização da literatura de cordel. A atividade partiu de uma contextualização histórica sobre o surgimento do cordel no Brasil e o estudo da trajetória de importantes cordelistas, como Leandro Gomes de Barros, Patativa do Assaré, João Martins de Athayde e Antônio Francisco. O objetivo do projeto foi promover o letramento literário e cultural por meio da leitura, análise e produção de cordéis, estimulando a criatividade, a oralidade e o conhecimento das manifestações populares nordestinas. A metodologia envolveu momentos de leitura coletiva de obras consagradas, debates em sala, e pesquisas orientadas sobre a técnica da xilogravura, tradicionalmente utilizada na confecção das capas dos folhetos. Em seguida, os alunos foram incentivados a criar seus próprios cordéis sobre temas diversos, com posterior revisão textual feita pela professora. Após a correção, os estudantes passaram seus textos a limpo e confeccionaram artesanalmente as capas ilustrativas de seus folhetos, inspiradas na xilogravura. O ponto alto do projeto foi a realização do "Cantares do Sertão – Sarau de Cordel", evento aberto à comunidade escolar, no qual os alunos apresentaram suas produções em formato de "pelejas", revivendo a tradição oral do cordel nordestino com duelos poéticos repletos de rima. Através de uma metodologia participativa, que integrou leitura, pesquisa, escrita criativa e artes visuais, os estudantes não apenas desenvolveram competências linguísticas e literárias, mas também fortaleceram vínculos com suas raízes culturais. A culminância no sarau “Cantares do Sertão”, com as apresentações em formato de pelejas, permitiu aos alunos vivenciarem a oralidade poética em sua forma mais autêntica, proporcionando momentos de protagonismo e pertencimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16558_TB7627_21102025214340.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA AMÉLIA FERNANDES BARRETO" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "lauraafbarreto@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128134 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7627 "inscrito_id" => 16558 "titulo" => "VERSOS QUE ENCANTAM: A ARTE DO CORDEL NAS MÃOS DO 7º ANO" "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral, no município de Mossoró/RN, tendo como foco o resgate e valorização da literatura de cordel. A atividade partiu de uma contextualização histórica sobre o surgimento do cordel no Brasil e o estudo da trajetória de importantes cordelistas, como Leandro Gomes de Barros, Patativa do Assaré, João Martins de Athayde e Antônio Francisco. O objetivo do projeto foi promover o letramento literário e cultural por meio da leitura, análise e produção de cordéis, estimulando a criatividade, a oralidade e o conhecimento das manifestações populares nordestinas. A metodologia envolveu momentos de leitura coletiva de obras consagradas, debates em sala, e pesquisas orientadas sobre a técnica da xilogravura, tradicionalmente utilizada na confecção das capas dos folhetos. Em seguida, os alunos foram incentivados a criar seus próprios cordéis sobre temas diversos, com posterior revisão textual feita pela professora. Após a correção, os estudantes passaram seus textos a limpo e confeccionaram artesanalmente as capas ilustrativas de seus folhetos, inspiradas na xilogravura. O ponto alto do projeto foi a realização do "Cantares do Sertão – Sarau de Cordel", evento aberto à comunidade escolar, no qual os alunos apresentaram suas produções em formato de "pelejas", revivendo a tradição oral do cordel nordestino com duelos poéticos repletos de rima. Através de uma metodologia participativa, que integrou leitura, pesquisa, escrita criativa e artes visuais, os estudantes não apenas desenvolveram competências linguísticas e literárias, mas também fortaleceram vínculos com suas raízes culturais. A culminância no sarau “Cantares do Sertão”, com as apresentações em formato de pelejas, permitiu aos alunos vivenciarem a oralidade poética em sua forma mais autêntica, proporcionando momentos de protagonismo e pertencimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16558_TB7627_21102025214340.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA AMÉLIA FERNANDES BARRETO" "autor_nome_curto" => "LAURA" "autor_email" => "lauraafbarreto@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }