A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREAS DE PRISMAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
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Nesse sentido, a teoria de Davydov possibilita uma organização de ensino que se atenta ao desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos, e não a quantidade de conteúdos. Assim, o presente estudo trata das relações entre o ensino e a aprendizagem da matemática, e o processo de desenvolvimento em um determinado momento da vida. Buscando compreender o que o período da adolescência representa para o ensino de matemática e como tudo isso implica numa necessária revisão da organização do ensino, a nossa problemática central da pesquisa é: Como organizar o trabalho pedagógico da Matemática de forma a promover a formação do conceito de áreas de prismas? O objetivo desse estudo é analisar a formação do conceito de áreas de prismas no processo de desenvolvimento dos adolescentes, organizadas a partir dos aportes teóricos da teoria do ensino desenvolvimental. Para alcançar esse objetivo, a metodologia de pesquisa buscou a pesquisa bibliográfica sobre o ensino desenvolvimental de Matemática e a realização de um experimento didático-formativo em um turma de estudantes do 9º ano de uma escola estadual da cidade de Iporá-Goiás. Para facilitar a compreensão foi construído e desenvolvido com os alunos um jogo de tabuleiro nomeado “prismática”. Como resultados verificou-se indícios de maior compreensão do conceito de áreas de prismas, numa organização de seu ensino que contribui de forma mais efetiva no desenvolvimento do pensamento teórico nos alunos, considerando ainda o processo de transição no desenvolvimento em que os alunos se encontram." 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