Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INGLÊS IDEAL: UMA ANÁLISE ENTRE O INGLÊS APRESENTADO POR LIVROS DIDÁTICOS ONTEM E HOJE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisou e comparou os subsídios oferecidos pelos livros didáticos para o ensino de inglês em diferentes períodos, investigando as abordagens pedagógicas promovidas e as concepções de língua apresentadas aos estudantes. A pesquisa baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) e na Base Nacional Comum Curricular (2018), documentos que orientam o ensino de línguas no Brasil e refletem mudanças na visão do inglês na educação. Além disso, foram considerados conceitos como inglês global, língua franca e descolonização do ensino de línguas. A análise comparativa foi realizada a partir de dois livros didáticos utilizados em uma escola privada no Rio de Janeiro, publicados em 2010 e 2022. O foco recaiu sobre a lista de conteúdos e os textos que abordam o uso e a significação do inglês no contexto global. Os resultados indicaram mudanças significativas na forma como a língua é apresentada. O material de 2010 priorizou um ensino instrumental, enfatizando gramática e vocabulário, sem abordar o inglês como um fenômeno histórico ou social. Em contraste, o livro de 2022, alinhado às diretrizes curriculares mais recentes, incorporou aspectos críticos e históricos, ampliando a visão sobre a língua e seus falantes. A pesquisa também revelou que a publicação mais recente introduziu discussões sobre representatividade, ausentes no material de 2010. Embora não tenha sido possível avaliar diretamente o impacto dessa mudança na autoimagem do falante não nativo, os achados sugerem que essas transformações podem influenciar a percepção dos estudantes sobre seu papel na comunicação global. Dessa forma, o estudo contribui para o debate sobre o papel dos livros didáticos na manutenção ou desconstrução da hegemonia dos países centrais no domínio da língua inglesa.

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