Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MEDITAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS COM CRIANÇAS NO PROJETO ROBIN HOOD.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126898
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4727
    "inscrito_id" => 13056
    "titulo" => "A MEDITAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS COM CRIANÇAS NO PROJETO ROBIN HOOD."
    "resumo" => "A meditação é a habilidade de prestar atenção intencionalmente e sem julgamentos, à experiência do momento presente, e sustentar esta atenção ao longo do tempo (Kabat-Zinn, 1995). A prática da meditação traz diversos benefícios conhecidos como a redução da ansiedade e do estresse, desenvolvimento do foco e da habilidade de auto-regulação e promoção do bem-estar emocional. O projeto Robin Hood, situado no município de Barra do Corda-MA, é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos com o nome oficial de ONG TEMPS D’AGIR. Com mais de 10 anos de atuação, a ONG apoia crianças com dificuldades de aprendizagem, utilizando metodologias inovadoras para resgatá-las do negligengiamento pela educação formal. Nos últimos dois anos, a ONG implementou uma nova abordagem no processo de ensino- aprendizagem, introduzindo técnicas de meditação, tendo como meta melhorar a concentração das crianças nas atividades realizadas, além de promover o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais. Nesse contexto, o objetivo central deste projeto de pesquisa é investigar se as crianças do Projeto Robin Hood que praticam meditação durante suas aulas apresentaram melhorias no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais no período que participaram do projeto. Para isso, empregamos questionários direcionados tanto aos alunos quanto aos professores envolvidos na aplicação das técnicas de meditação no projeto Robin Hood. Adotamos uma metodologia baseada em abordagem bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa descritiva. Dada a oportunidade única em Barra do Corda, onde uma ONG integra a meditação à educação infantil, é essencial explorar essa prática inovadora, já que nenhuma outra instituição no Maranhão adotou essa abordagem para desenvolver a aprendizagem e as habilidades socioemocionais das crianças"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13056_TB4727_28102025132904.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUNA VICTÓRIA DA SILVA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "LUNA"
    "autor_email" => "victorialuna906@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126898
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4727
    "inscrito_id" => 13056
    "titulo" => "A MEDITAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS COM CRIANÇAS NO PROJETO ROBIN HOOD."
    "resumo" => "A meditação é a habilidade de prestar atenção intencionalmente e sem julgamentos, à experiência do momento presente, e sustentar esta atenção ao longo do tempo (Kabat-Zinn, 1995). A prática da meditação traz diversos benefícios conhecidos como a redução da ansiedade e do estresse, desenvolvimento do foco e da habilidade de auto-regulação e promoção do bem-estar emocional. O projeto Robin Hood, situado no município de Barra do Corda-MA, é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos com o nome oficial de ONG TEMPS D’AGIR. Com mais de 10 anos de atuação, a ONG apoia crianças com dificuldades de aprendizagem, utilizando metodologias inovadoras para resgatá-las do negligengiamento pela educação formal. Nos últimos dois anos, a ONG implementou uma nova abordagem no processo de ensino- aprendizagem, introduzindo técnicas de meditação, tendo como meta melhorar a concentração das crianças nas atividades realizadas, além de promover o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais. Nesse contexto, o objetivo central deste projeto de pesquisa é investigar se as crianças do Projeto Robin Hood que praticam meditação durante suas aulas apresentaram melhorias no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais no período que participaram do projeto. Para isso, empregamos questionários direcionados tanto aos alunos quanto aos professores envolvidos na aplicação das técnicas de meditação no projeto Robin Hood. Adotamos uma metodologia baseada em abordagem bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa descritiva. Dada a oportunidade única em Barra do Corda, onde uma ONG integra a meditação à educação infantil, é essencial explorar essa prática inovadora, já que nenhuma outra instituição no Maranhão adotou essa abordagem para desenvolver a aprendizagem e as habilidades socioemocionais das crianças"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13056_TB4727_28102025132904.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUNA VICTÓRIA DA SILVA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "LUNA"
    "autor_email" => "victorialuna906@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A meditação é a habilidade de prestar atenção intencionalmente e sem julgamentos, à experiência do momento presente, e sustentar esta atenção ao longo do tempo (Kabat-Zinn, 1995). A prática da meditação traz diversos benefícios conhecidos como a redução da ansiedade e do estresse, desenvolvimento do foco e da habilidade de auto-regulação e promoção do bem-estar emocional. O projeto Robin Hood, situado no município de Barra do Corda-MA, é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos com o nome oficial de ONG TEMPS D’AGIR. Com mais de 10 anos de atuação, a ONG apoia crianças com dificuldades de aprendizagem, utilizando metodologias inovadoras para resgatá-las do negligengiamento pela educação formal. Nos últimos dois anos, a ONG implementou uma nova abordagem no processo de ensino- aprendizagem, introduzindo técnicas de meditação, tendo como meta melhorar a concentração das crianças nas atividades realizadas, além de promover o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais. Nesse contexto, o objetivo central deste projeto de pesquisa é investigar se as crianças do Projeto Robin Hood que praticam meditação durante suas aulas apresentaram melhorias no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais no período que participaram do projeto. Para isso, empregamos questionários direcionados tanto aos alunos quanto aos professores envolvidos na aplicação das técnicas de meditação no projeto Robin Hood. Adotamos uma metodologia baseada em abordagem bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa descritiva. Dada a oportunidade única em Barra do Corda, onde uma ONG integra a meditação à educação infantil, é essencial explorar essa prática inovadora, já que nenhuma outra instituição no Maranhão adotou essa abordagem para desenvolver a aprendizagem e as habilidades socioemocionais das crianças

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.