DA BANCADA À SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO AUTOBIOGRÁFICA SOBRE AS INFLUÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127366 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5701 "inscrito_id" => 1455 "titulo" => "DA BANCADA À SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO AUTOBIOGRÁFICA SOBRE AS INFLUÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "A formação de um docente envolve, para além dos conteúdos acadêmicos, profundas transformações pessoais que moldam o profissional ao longo de sua trajetória. Ao ingressar na Licenciatura em Ciências Biológicas, em uma universidade federal localizada no Nordeste do Brasil, minha aspiração inicial era seguir carreira na área laboratorial, desejo influenciado diretamente pela minha formação técnica em Análises Clínicas. O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar uma reflexão autobiográfica sobre a mudança de perspectiva profissional vivenciada ao longo da graduação, destacando o processo de descoberta e afirmação da identidade docente em construção. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter autobiográfico, fundamentada nas minhas vivências pessoais, na qual descrevo e analiso os principais elementos que marcaram essa transformação, como as atividades de extensão voltadas à educação ambiental e a influência especifica de três professores de diferentes áreas do Ensino e da Biologia. Suas atuações inspiradoras foram fundamentais para que eu me reconhecesse na docência e decidisse seguir por esse caminho, que hoje se concretiza por meio da minha participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Ao longo dos três primeiros semestres da graduação, minha trajetória acadêmica passou por uma profunda ressignificação, despertando em mim o interesse genuíno pela educação. Ainda que a profissão docente no Brasil enfrente inúmeros desafios como a desvalorização da carreira, a sobrecarga de funções e a constante relativização da autoridade do professor em sala de aula, a experiência vivida no contexto do ensino tem fortalecido meu compromisso com a formação dos estudantes. Compreendo, hoje, que ser professora vai muito além de transmitir conteúdos, é contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e do protagonismo dos estudantes numa sociedade que é sobretudo, deles e para eles." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1455_TB5701_30102025224840.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE MICARELA PEREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ALANE Micarela" "autor_email" => "alanemicarela2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127366 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5701 "inscrito_id" => 1455 "titulo" => "DA BANCADA À SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO AUTOBIOGRÁFICA SOBRE AS INFLUÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "A formação de um docente envolve, para além dos conteúdos acadêmicos, profundas transformações pessoais que moldam o profissional ao longo de sua trajetória. Ao ingressar na Licenciatura em Ciências Biológicas, em uma universidade federal localizada no Nordeste do Brasil, minha aspiração inicial era seguir carreira na área laboratorial, desejo influenciado diretamente pela minha formação técnica em Análises Clínicas. O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar uma reflexão autobiográfica sobre a mudança de perspectiva profissional vivenciada ao longo da graduação, destacando o processo de descoberta e afirmação da identidade docente em construção. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter autobiográfico, fundamentada nas minhas vivências pessoais, na qual descrevo e analiso os principais elementos que marcaram essa transformação, como as atividades de extensão voltadas à educação ambiental e a influência especifica de três professores de diferentes áreas do Ensino e da Biologia. Suas atuações inspiradoras foram fundamentais para que eu me reconhecesse na docência e decidisse seguir por esse caminho, que hoje se concretiza por meio da minha participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Ao longo dos três primeiros semestres da graduação, minha trajetória acadêmica passou por uma profunda ressignificação, despertando em mim o interesse genuíno pela educação. Ainda que a profissão docente no Brasil enfrente inúmeros desafios como a desvalorização da carreira, a sobrecarga de funções e a constante relativização da autoridade do professor em sala de aula, a experiência vivida no contexto do ensino tem fortalecido meu compromisso com a formação dos estudantes. Compreendo, hoje, que ser professora vai muito além de transmitir conteúdos, é contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e do protagonismo dos estudantes numa sociedade que é sobretudo, deles e para eles." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1455_TB5701_30102025224840.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE MICARELA PEREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ALANE Micarela" "autor_email" => "alanemicarela2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }