EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL COMO AUXÍLIO PARA VALORIZAÇÃO DA DIVERSIADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124873 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 4135 "titulo" => "EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL COMO AUXÍLIO PARA VALORIZAÇÃO DA DIVERSIADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O artigo aborda a importância da implementação de abordagens metodológicas multidisciplinares nas escolas brasileiras, com o objetivo de refletir sobre os valores culturais e étnico-racial no país, tendo como base o contexto histórico da escravidão. O texto apresenta uma análise crítica da forma como o tema é abordado na sala de aula, mencionando a relevância da lei que estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar, e as dificuldades existentes na sociedade que corroboram para o aumento das desigualdades. O artigo justifica a importância da educação como ferramenta de transformação social, capaz de formar cidadãos éticos, empáticos e críticos, enfatizando a responsabilidade da família e da escola nesse processo. Além disso, o texto discute os desafios e as possibilidades de desenvolver uma abordagem criativa e interessante para lidar com a representação dos negros nos livros didáticos e a falta de formação pedagógica adequada para abordar o tema em sala de aula. Na sequência, apresenta-se sugestões criativas para abordar a temática de forma simples, por meio de dinâmicas que fortalecem a amizade, valorizam as diferenças pessoais e auxiliam na construção da identidade pessoal de cada aluno. Do ponto de vista metodológico, o artigo se baseia em obras de autores relevantes como Carvalho, Fernandes (2007), e Marx (1848), além de outros que fornecem informações indispensáveis para a abordagem deste assunto, além disso, utilizou-se sites confiáveis e artigos sobre o tema. A conclusão do artigo sintetiza os pontos estratégicos, ressaltando a importância da educação como principal forma de promover uma transformação social profunda, promovendo a formação de cidadãos éticos, justos e respeitosos para construção de uma sociedade mais justa e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4135_TB232_29102025225740.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMARIS MIRIAN DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Damaris Sousa" "autor_email" => "damarismiriandasilvasousa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124873 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 4135 "titulo" => "EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL COMO AUXÍLIO PARA VALORIZAÇÃO DA DIVERSIADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O artigo aborda a importância da implementação de abordagens metodológicas multidisciplinares nas escolas brasileiras, com o objetivo de refletir sobre os valores culturais e étnico-racial no país, tendo como base o contexto histórico da escravidão. O texto apresenta uma análise crítica da forma como o tema é abordado na sala de aula, mencionando a relevância da lei que estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar, e as dificuldades existentes na sociedade que corroboram para o aumento das desigualdades. O artigo justifica a importância da educação como ferramenta de transformação social, capaz de formar cidadãos éticos, empáticos e críticos, enfatizando a responsabilidade da família e da escola nesse processo. Além disso, o texto discute os desafios e as possibilidades de desenvolver uma abordagem criativa e interessante para lidar com a representação dos negros nos livros didáticos e a falta de formação pedagógica adequada para abordar o tema em sala de aula. Na sequência, apresenta-se sugestões criativas para abordar a temática de forma simples, por meio de dinâmicas que fortalecem a amizade, valorizam as diferenças pessoais e auxiliam na construção da identidade pessoal de cada aluno. Do ponto de vista metodológico, o artigo se baseia em obras de autores relevantes como Carvalho, Fernandes (2007), e Marx (1848), além de outros que fornecem informações indispensáveis para a abordagem deste assunto, além disso, utilizou-se sites confiáveis e artigos sobre o tema. A conclusão do artigo sintetiza os pontos estratégicos, ressaltando a importância da educação como principal forma de promover uma transformação social profunda, promovendo a formação de cidadãos éticos, justos e respeitosos para construção de uma sociedade mais justa e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4135_TB232_29102025225740.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMARIS MIRIAN DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Damaris Sousa" "autor_email" => "damarismiriandasilvasousa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }