CONECTADOS OU DESLIGADOS? OS DESAFIOS DA PROIBIÇÃO DO USO DE CELULARES NA EDUCAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127017 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4972 "inscrito_id" => 10804 "titulo" => "CONECTADOS OU DESLIGADOS? OS DESAFIOS DA PROIBIÇÃO DO USO DE CELULARES NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "A tecnologia exerce um papel fundamental na educação, oferecendo diversas vantagens, mas também impondo desafios consideráveis. No ambiente escolar, a falta de infraestrutura adequada e a insuficiência na formação dos professores representam alguns dos principais entraves a serem superados. Entre os dispositivos mais utilizados pelos jovens, destaca-se o celular, que se tornou um item essencial do cotidiano. No entanto, seu uso excessivo tem gerado impactos negativos no ambiente escolar, como dificuldades de aprendizagem e isolamento social. Para suavizar esses efeitos, o governo brasileiro sancionou a Lei 115.100/2025, que restringe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pessoais durante as aulas, recreios e intervalos na educação básica. A legislação permite exceções para fins pedagógicos, inclusão e acessibilidade, garantindo que a tecnologia possa ser utilizada de maneira produtiva e responsável. O principal objetivo da lei não é a proibição, mas a proteção dos jovens, promovendo maior socialização e autonomia. Este estudo faz uma análise sobre os efeitos da tecnologia na educação, fazendo uma abordagem aos seus benefícios e também seus desafios, enfatizando o uso do celular com o desempenho escolar. Além disso, discute os efeitos da nova legislação na rotina das escolas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisa bibliográfica, reunindo estudos acadêmicos e documentos oficiais sobre o tema. Os resultados evidenciam que apesar de a tecnologia ser um recurso valioso para a educação, seu uso excessivo pode prejudicar a atenção e a socialização dos estudantes. A regulamentação do uso de celulares nas escolas visa reduzir esses problemas, promovendo um ambiente mais favorável ao aprendizado. Dessa forma, conclui-se que a tecnologia deve ser utilizada de forma equilibrada e orientada, de modo a maximizar seus benefícios e minimizar seus impactos negativos no desenvolvimento dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10804_TB4972_16102025182315.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA PATRICIA DA COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SILVIA" "autor_email" => "silpatyca@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127017 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4972 "inscrito_id" => 10804 "titulo" => "CONECTADOS OU DESLIGADOS? OS DESAFIOS DA PROIBIÇÃO DO USO DE CELULARES NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "A tecnologia exerce um papel fundamental na educação, oferecendo diversas vantagens, mas também impondo desafios consideráveis. No ambiente escolar, a falta de infraestrutura adequada e a insuficiência na formação dos professores representam alguns dos principais entraves a serem superados. Entre os dispositivos mais utilizados pelos jovens, destaca-se o celular, que se tornou um item essencial do cotidiano. No entanto, seu uso excessivo tem gerado impactos negativos no ambiente escolar, como dificuldades de aprendizagem e isolamento social. Para suavizar esses efeitos, o governo brasileiro sancionou a Lei 115.100/2025, que restringe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pessoais durante as aulas, recreios e intervalos na educação básica. A legislação permite exceções para fins pedagógicos, inclusão e acessibilidade, garantindo que a tecnologia possa ser utilizada de maneira produtiva e responsável. O principal objetivo da lei não é a proibição, mas a proteção dos jovens, promovendo maior socialização e autonomia. Este estudo faz uma análise sobre os efeitos da tecnologia na educação, fazendo uma abordagem aos seus benefícios e também seus desafios, enfatizando o uso do celular com o desempenho escolar. Além disso, discute os efeitos da nova legislação na rotina das escolas e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisa bibliográfica, reunindo estudos acadêmicos e documentos oficiais sobre o tema. Os resultados evidenciam que apesar de a tecnologia ser um recurso valioso para a educação, seu uso excessivo pode prejudicar a atenção e a socialização dos estudantes. A regulamentação do uso de celulares nas escolas visa reduzir esses problemas, promovendo um ambiente mais favorável ao aprendizado. Dessa forma, conclui-se que a tecnologia deve ser utilizada de forma equilibrada e orientada, de modo a maximizar seus benefícios e minimizar seus impactos negativos no desenvolvimento dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10804_TB4972_16102025182315.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA PATRICIA DA COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SILVIA" "autor_email" => "silpatyca@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }