EM BUSCA DOS ELEMENTOS: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124956 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 5258 "titulo" => "EM BUSCA DOS ELEMENTOS: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "O ensino das ciências naturais, especialmente a Química, enfrenta desafios constantes, pois muitos alunos consideram seus conceitos complexos e de difícil compreensão. O uso de jogos lúdicos na sala de aula tem se mostrado uma ferramenta eficaz para estimular o aprendizado, promover a cooperação e tornar as aulas mais dinâmicas. Este trabalho apresenta a aplicação de um jogo da memória baseado na Tabela Periódica, desenvolvido com materiais acessíveis e destinado a facilitar a compreensão dos elementos químicos.Para o desenvolvimento do jogo, foram selecionados 30 elementos da Tabela Periódica, criando um total de 60 cartas. Metade delas continha informações como sigla, número atômico e massa atômica, enquanto a outra metade apresentava apenas o nome do elemento correspondente. O jogo foi testado com alunos do ensino médio, universitários e idosos, que responderam a questionários antes e depois da atividade. O objetivo era avaliar a percepção dos participantes sobre a disciplina de Química e verificar se o uso do jogo contribuía para um melhor entendimento dos conceitos abordados.Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes inicialmente considerava a Química uma disciplina complicada. No entanto, após a experiência lúdica, relataram maior compreensão e interesse pelo tema. O jogo da memória proporcionou um aprendizado mais leve e dinâmico, reforçando a ideia de que estratégias lúdicas podem ser eficazes para tornar conteúdos complexos mais acessíveis e envolventes. Assim, conclui-se que a integração entre educação e ludicidade é uma abordagem promissora para o ensino da Tabela Periódica e de outras áreas da Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5258_TB415_30102025131116.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.ramos@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124956 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 5258 "titulo" => "EM BUSCA DOS ELEMENTOS: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "O ensino das ciências naturais, especialmente a Química, enfrenta desafios constantes, pois muitos alunos consideram seus conceitos complexos e de difícil compreensão. O uso de jogos lúdicos na sala de aula tem se mostrado uma ferramenta eficaz para estimular o aprendizado, promover a cooperação e tornar as aulas mais dinâmicas. Este trabalho apresenta a aplicação de um jogo da memória baseado na Tabela Periódica, desenvolvido com materiais acessíveis e destinado a facilitar a compreensão dos elementos químicos.Para o desenvolvimento do jogo, foram selecionados 30 elementos da Tabela Periódica, criando um total de 60 cartas. Metade delas continha informações como sigla, número atômico e massa atômica, enquanto a outra metade apresentava apenas o nome do elemento correspondente. O jogo foi testado com alunos do ensino médio, universitários e idosos, que responderam a questionários antes e depois da atividade. O objetivo era avaliar a percepção dos participantes sobre a disciplina de Química e verificar se o uso do jogo contribuía para um melhor entendimento dos conceitos abordados.Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes inicialmente considerava a Química uma disciplina complicada. No entanto, após a experiência lúdica, relataram maior compreensão e interesse pelo tema. O jogo da memória proporcionou um aprendizado mais leve e dinâmico, reforçando a ideia de que estratégias lúdicas podem ser eficazes para tornar conteúdos complexos mais acessíveis e envolventes. Assim, conclui-se que a integração entre educação e ludicidade é uma abordagem promissora para o ensino da Tabela Periódica e de outras áreas da Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5258_TB415_30102025131116.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amanda.ramos@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }