Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS E BRINCADEIRA POPULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124852
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 190
    "inscrito_id" => 1039
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRA POPULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Objetivamos com esse trabalho compartilhar, por meio de um relato de experiência, as vivências e práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da monitoria durante a disciplina "Jogo, Brinquedos e Brincadeiras Populares", disciplina que faz parte da estrutura curricular do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, no Campus Castanhal. Abordaremos as atividades didáticas realizadas com os discentes da turma de 2024.2, os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pelas monitoras que buscavam contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos, além da experiência vivenciada durante nossa formação acadêmica e profissional. No contexto da disciplina "Jogo, Brinquedos e Brincadeiras Populares", a ludicidade foi um dos principais fundamentos epistemológicos para a formação dos futuros professores de Educação Física. Segundo Kishimoto (2011), o jogo e a brincadeira são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois promovem a socialização, estimulam a criatividade e favorecem a construção do conhecimento de maneira significativa. A estruturação das oficinas temáticas de amarelinha, sucatas, bolas e elásticos reforçam a importância de resgatar práticas culturais, explorando suas aplicações pedagógicas no contexto escolar (BROUGÈRE, 1998). Além disso, o relato destacará a relevância da monitoria no ambiente educacional, ressaltando seu papel no apoio aos discentes e na mediação do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1039_TB190_28102025222617.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ALANA VIANA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "alanaviana479@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124852
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 190
    "inscrito_id" => 1039
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRA POPULARES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Objetivamos com esse trabalho compartilhar, por meio de um relato de experiência, as vivências e práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da monitoria durante a disciplina "Jogo, Brinquedos e Brincadeiras Populares", disciplina que faz parte da estrutura curricular do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, no Campus Castanhal. Abordaremos as atividades didáticas realizadas com os discentes da turma de 2024.2, os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pelas monitoras que buscavam contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos, além da experiência vivenciada durante nossa formação acadêmica e profissional. No contexto da disciplina "Jogo, Brinquedos e Brincadeiras Populares", a ludicidade foi um dos principais fundamentos epistemológicos para a formação dos futuros professores de Educação Física. Segundo Kishimoto (2011), o jogo e a brincadeira são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois promovem a socialização, estimulam a criatividade e favorecem a construção do conhecimento de maneira significativa. A estruturação das oficinas temáticas de amarelinha, sucatas, bolas e elásticos reforçam a importância de resgatar práticas culturais, explorando suas aplicações pedagógicas no contexto escolar (BROUGÈRE, 1998). Além disso, o relato destacará a relevância da monitoria no ambiente educacional, ressaltando seu papel no apoio aos discentes e na mediação do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1039_TB190_28102025222617.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ALANA VIANA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "alanaviana479@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Objetivamos com esse trabalho compartilhar, por meio de um relato de experiência, as vivências e práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da monitoria durante a disciplina "Jogo, Brinquedos e Brincadeiras Populares", disciplina que faz parte da estrutura curricular do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, no Campus Castanhal. Abordaremos as atividades didáticas realizadas com os discentes da turma de 2024.2, os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pelas monitoras que buscavam contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos, além da experiência vivenciada durante nossa formação acadêmica e profissional. No contexto da disciplina "Jogo, Brinquedos e Brincadeiras Populares", a ludicidade foi um dos principais fundamentos epistemológicos para a formação dos futuros professores de Educação Física. Segundo Kishimoto (2011), o jogo e a brincadeira são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois promovem a socialização, estimulam a criatividade e favorecem a construção do conhecimento de maneira significativa. A estruturação das oficinas temáticas de amarelinha, sucatas, bolas e elásticos reforçam a importância de resgatar práticas culturais, explorando suas aplicações pedagógicas no contexto escolar (BROUGÈRE, 1998). Além disso, o relato destacará a relevância da monitoria no ambiente educacional, ressaltando seu papel no apoio aos discentes e na mediação do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.