Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE O IMPACTO DAS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação básica é essencial para o desenvolvimento de crianças e jovens, e as olimpíadas científicas emergem como uma valiosa ferramenta para fomentar o interesse dos estudantes pela ciência. Este estudo examina o estado da arte das olimpíadas científicas por meio de uma pesquisa bibliográfica que analisa cinco artigos publicados sobre o tema entre 2021 e 2024. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa (Minayo et al., 2002) e utiliza o levantamento de literatura para construção do estado da arte (Silva et al., 2020) sobre a temática aqui discutida. O estudo revelou desafios estruturais e pedagógicos que podem afetar o potencial transformador das competições científicas. As desigualdades entre escolas públicas e privadas, bem como as disparidades de gênero na premiação e coordenação das competições, evidenciaram a necessidade de um debate mais amplo sobre inclusão e equidade. Além disso, a desconexão entre os conteúdos das olimpíadas e os documentos curriculares oficiais, como os PCN+ e a BNCC, dificulta a preparação dos alunos, afetando especialmente aqueles da rede pública. Assim, fica evidente que a falta de recursos compromete o desempenho dos alunos e expõe as limitações da visão meritocrática no contexto educacional. Portanto, para que essas iniciativas sejam mais inclusivas e eficazes, é essencial que sejam acompanhadas de políticas públicas que garantam, pelo menos, melhores condições de trabalho para os professores e a infraestrutura adequada nas escolas. Em virtude da grande relevância e impacto que as olimpíadas científicas têm na educação básica, elas devem ser vistas como parte integrante do processo educativo, e não apenas como eventos acadêmicos. Por essa razão, é fundamental valorizar práticas pedagógicas e criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo oportunidades equitativas de participação.

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