Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO POR ÁREA DO CONHECIMENTO NA LICENCIATURA EM LINGUAGEM: DETALHAMENTO DE UMA UNIDADE CURRICULAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação de professores por área do conhecimento em Linguagem é uma estratégia formativa docente da Faculdade SESI de Educação (São Paulo) desde o início da oferta do curso no ano de 2017. Sua criação avaliou a necessidade não apenas da inovação, enquanto conceito e postura de ordem aplicável aos mais variados segmentos da sociedade contemporânea, como também do desenvolvimento de competências e habilidades que permitam ao docente a apropriação adequada e efetiva de instrumental de pesquisa, compreensão, interpretação e avaliação dos múltiplos espaços nos quais a informação circula. Há muito que a falta de uma relação orgânica entre os espaços formadores de professores com as instituições escolares da Educação Básica resulta em processos de profissionalização que acabam refletindo e reforçando a separação entre teoria e prática. Avalia-se, igualmente, que já não é mais suficiente ao professor, que se quer formado em nível de excelência, evidenciar apenas o domínio na área em que atuará. Com isso, o objetivo deste trabalho é o de apresentar aspectos do modus operandi da formação por área do conhecimento em Linguagem, por meio do detalhamento de uma aula típica desenvolvida na unidade curricular Multiletramentos: os clássicos, ofertada até o ano de 2024 para as turmas de 8º. semestre da Licenciatura em Linguagem da Faculdade SESI de Educação (São Paulo). O que se intenta aqui é evidenciar e ilustrar o funcionamento de um processo didático associado à formação de docentes por área do conhecimento em Linguagem, como alternativa didática de excelência para uma formação em linha com a inovação e pautada pela interdisciplinaridade. A base teórica consultada para o desenvolvimento deste trabalho inclui, dentre outros, Fazenda (2006), Gatti (2010), Walkyria Montemór (2015), Fabio Akcelrud Durão (2022), Mary Kalantzis, Bill Cope, Petrilsson Pinheiro (2022).

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