FORMAÇÃO POR ÁREA DO CONHECIMENTO NA LICENCIATURA EM LINGUAGEM: DETALHAMENTO DE UMA UNIDADE CURRICULAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124922 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 344 "inscrito_id" => 3866 "titulo" => "FORMAÇÃO POR ÁREA DO CONHECIMENTO NA LICENCIATURA EM LINGUAGEM: DETALHAMENTO DE UMA UNIDADE CURRICULAR" "resumo" => "A formação de professores por área do conhecimento em Linguagem é uma estratégia formativa docente da Faculdade SESI de Educação (São Paulo) desde o início da oferta do curso no ano de 2017. Sua criação avaliou a necessidade não apenas da inovação, enquanto conceito e postura de ordem aplicável aos mais variados segmentos da sociedade contemporânea, como também do desenvolvimento de competências e habilidades que permitam ao docente a apropriação adequada e efetiva de instrumental de pesquisa, compreensão, interpretação e avaliação dos múltiplos espaços nos quais a informação circula. Há muito que a falta de uma relação orgânica entre os espaços formadores de professores com as instituições escolares da Educação Básica resulta em processos de profissionalização que acabam refletindo e reforçando a separação entre teoria e prática. Avalia-se, igualmente, que já não é mais suficiente ao professor, que se quer formado em nível de excelência, evidenciar apenas o domínio na área em que atuará. Com isso, o objetivo deste trabalho é o de apresentar aspectos do modus operandi da formação por área do conhecimento em Linguagem, por meio do detalhamento de uma aula típica desenvolvida na unidade curricular Multiletramentos: os clássicos, ofertada até o ano de 2024 para as turmas de 8º. semestre da Licenciatura em Linguagem da Faculdade SESI de Educação (São Paulo). O que se intenta aqui é evidenciar e ilustrar o funcionamento de um processo didático associado à formação de docentes por área do conhecimento em Linguagem, como alternativa didática de excelência para uma formação em linha com a inovação e pautada pela interdisciplinaridade. A base teórica consultada para o desenvolvimento deste trabalho inclui, dentre outros, Fazenda (2006), Gatti (2010), Walkyria Montemór (2015), Fabio Akcelrud Durão (2022), Mary Kalantzis, Bill Cope, Petrilsson Pinheiro (2022)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3866_TB344_29102025203354.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORIVALDO ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ORIVALDO" "autor_email" => "orocha@uol.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124922 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 344 "inscrito_id" => 3866 "titulo" => "FORMAÇÃO POR ÁREA DO CONHECIMENTO NA LICENCIATURA EM LINGUAGEM: DETALHAMENTO DE UMA UNIDADE CURRICULAR" "resumo" => "A formação de professores por área do conhecimento em Linguagem é uma estratégia formativa docente da Faculdade SESI de Educação (São Paulo) desde o início da oferta do curso no ano de 2017. Sua criação avaliou a necessidade não apenas da inovação, enquanto conceito e postura de ordem aplicável aos mais variados segmentos da sociedade contemporânea, como também do desenvolvimento de competências e habilidades que permitam ao docente a apropriação adequada e efetiva de instrumental de pesquisa, compreensão, interpretação e avaliação dos múltiplos espaços nos quais a informação circula. Há muito que a falta de uma relação orgânica entre os espaços formadores de professores com as instituições escolares da Educação Básica resulta em processos de profissionalização que acabam refletindo e reforçando a separação entre teoria e prática. Avalia-se, igualmente, que já não é mais suficiente ao professor, que se quer formado em nível de excelência, evidenciar apenas o domínio na área em que atuará. Com isso, o objetivo deste trabalho é o de apresentar aspectos do modus operandi da formação por área do conhecimento em Linguagem, por meio do detalhamento de uma aula típica desenvolvida na unidade curricular Multiletramentos: os clássicos, ofertada até o ano de 2024 para as turmas de 8º. semestre da Licenciatura em Linguagem da Faculdade SESI de Educação (São Paulo). O que se intenta aqui é evidenciar e ilustrar o funcionamento de um processo didático associado à formação de docentes por área do conhecimento em Linguagem, como alternativa didática de excelência para uma formação em linha com a inovação e pautada pela interdisciplinaridade. A base teórica consultada para o desenvolvimento deste trabalho inclui, dentre outros, Fazenda (2006), Gatti (2010), Walkyria Montemór (2015), Fabio Akcelrud Durão (2022), Mary Kalantzis, Bill Cope, Petrilsson Pinheiro (2022)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3866_TB344_29102025203354.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORIVALDO ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ORIVALDO" "autor_email" => "orocha@uol.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }