Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABRIL INDÍGENA: VALORIZAÇÃO CULTURAL E DEFESA DE DIREITOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126852
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4634
    "inscrito_id" => 11782
    "titulo" => "ABRIL INDÍGENA: VALORIZAÇÃO CULTURAL E DEFESA DE DIREITOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS"
    "resumo" => "Este trabalho pretende discorrer sobre um relato de experiência através de um evento realizado no IF Goiano Campus Urutaí, intitulado: Abril Indígena: Valorização cultural e defesa de direitos dos povos originários. O mês de Abril é um período de extrema importância no calendário de lutas sociais no Brasil, dedicado à visibilidade e à reivindicação dos direitos dos povos indígenas. Durante todo o mês, especialmente no dia 19, são realizadas diversas atividades e mobilizações que colocam em foco as questões enfrentadas por essas comunidades, tendo como objetivo a importância e o papel dos Povos Indígenas Tradicionais na luta pela preservação da terra, pela defesa da manutenção da cultura, saberes e tradições de seus ancestrais, além de resistir contra as invasões, grileiros, madeireiros e latifundiários que avançam e dizimam seus povos. A relevância do evento do Abril Indígena, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFGoiano Campus Urutaí, é significativa em diversos aspectos, especialmente considerando o contexto educacional e social em que ele será realizado. O evento abrange elementos subjetivos, estruturais e conjunturais. A escolha do locus do evento se justifica por ser o Campus Urutaí o Campus do IF Goiano com a maior quantidade de indígenas e pioneiro no ingresso de alunos indígenas, que se fazem presentes na instituição desde o início dos anos 80, número que teve aumento significativo após a promulgação e regulamentação da Lei de Cotas nº 12.711 de 2012, atualmente com vários alunos indígenas da etnia Xakriabá. Em face desses fatos, o objetivo principal foi promover a conscientização sobre as lutas e direitos dos povos indígenas através de atividades educativas e culturais através de palestra e mesa redonda a respeito dos direitos dos povos indígenas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11782_TB4634_28102025172229.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO JEAN PEREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Paulo Jean"
    "autor_email" => "paulo.jean@ifgoiano.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126852
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4634
    "inscrito_id" => 11782
    "titulo" => "ABRIL INDÍGENA: VALORIZAÇÃO CULTURAL E DEFESA DE DIREITOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS"
    "resumo" => "Este trabalho pretende discorrer sobre um relato de experiência através de um evento realizado no IF Goiano Campus Urutaí, intitulado: Abril Indígena: Valorização cultural e defesa de direitos dos povos originários. O mês de Abril é um período de extrema importância no calendário de lutas sociais no Brasil, dedicado à visibilidade e à reivindicação dos direitos dos povos indígenas. Durante todo o mês, especialmente no dia 19, são realizadas diversas atividades e mobilizações que colocam em foco as questões enfrentadas por essas comunidades, tendo como objetivo a importância e o papel dos Povos Indígenas Tradicionais na luta pela preservação da terra, pela defesa da manutenção da cultura, saberes e tradições de seus ancestrais, além de resistir contra as invasões, grileiros, madeireiros e latifundiários que avançam e dizimam seus povos. A relevância do evento do Abril Indígena, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFGoiano Campus Urutaí, é significativa em diversos aspectos, especialmente considerando o contexto educacional e social em que ele será realizado. O evento abrange elementos subjetivos, estruturais e conjunturais. A escolha do locus do evento se justifica por ser o Campus Urutaí o Campus do IF Goiano com a maior quantidade de indígenas e pioneiro no ingresso de alunos indígenas, que se fazem presentes na instituição desde o início dos anos 80, número que teve aumento significativo após a promulgação e regulamentação da Lei de Cotas nº 12.711 de 2012, atualmente com vários alunos indígenas da etnia Xakriabá. Em face desses fatos, o objetivo principal foi promover a conscientização sobre as lutas e direitos dos povos indígenas através de atividades educativas e culturais através de palestra e mesa redonda a respeito dos direitos dos povos indígenas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11782_TB4634_28102025172229.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO JEAN PEREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Paulo Jean"
    "autor_email" => "paulo.jean@ifgoiano.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho pretende discorrer sobre um relato de experiência através de um evento realizado no IF Goiano Campus Urutaí, intitulado: Abril Indígena: Valorização cultural e defesa de direitos dos povos originários. O mês de Abril é um período de extrema importância no calendário de lutas sociais no Brasil, dedicado à visibilidade e à reivindicação dos direitos dos povos indígenas. Durante todo o mês, especialmente no dia 19, são realizadas diversas atividades e mobilizações que colocam em foco as questões enfrentadas por essas comunidades, tendo como objetivo a importância e o papel dos Povos Indígenas Tradicionais na luta pela preservação da terra, pela defesa da manutenção da cultura, saberes e tradições de seus ancestrais, além de resistir contra as invasões, grileiros, madeireiros e latifundiários que avançam e dizimam seus povos. A relevância do evento do Abril Indígena, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFGoiano Campus Urutaí, é significativa em diversos aspectos, especialmente considerando o contexto educacional e social em que ele será realizado. O evento abrange elementos subjetivos, estruturais e conjunturais. A escolha do locus do evento se justifica por ser o Campus Urutaí o Campus do IF Goiano com a maior quantidade de indígenas e pioneiro no ingresso de alunos indígenas, que se fazem presentes na instituição desde o início dos anos 80, número que teve aumento significativo após a promulgação e regulamentação da Lei de Cotas nº 12.711 de 2012, atualmente com vários alunos indígenas da etnia Xakriabá. Em face desses fatos, o objetivo principal foi promover a conscientização sobre as lutas e direitos dos povos indígenas através de atividades educativas e culturais através de palestra e mesa redonda a respeito dos direitos dos povos indígenas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.