Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUÍMICA DO RÉVEILLON: FOGOS DE ARTIFÍCIO, CORES E IMPACTOS AMBIENTAIS - UMA VIVÊNCIA DIDÁTICA NO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126369
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3360
    "inscrito_id" => 5235
    "titulo" => "A QUÍMICA DO RÉVEILLON: FOGOS DE ARTIFÍCIO, CORES E IMPACTOS AMBIENTAIS - UMA VIVÊNCIA DIDÁTICA NO PIBID"
    "resumo" => "Os fogos de artifício são um dos maiores símbolos do réveillon, proporcionando um espetáculo visual repleto de cores vibrantes no céu. Esse fenômeno ocorre devido à excitação dos elétrons nos átomos de diferentes metais presentes nos fogos de artifício. Embora a beleza desse show pirotécnico seja indiscutível, os impactos ambientais gerados não podem ser ignorados, especialmente no contexto do ensino de química. Este estudo tem como objetivo utilizar a temática da magia das cores no réveillon como um recurso didático, tornando o ensino de química mais atrativo, contextualizado e relevante para os estudantes. Para tornar essa discussão mais significativa e interativa, foi realizado um experimento de teste de chama, no qual os estudantes puderam observar a relação entre os elementos químicos e as cores geradas nos fogos de artifício, estabelecendo uma conexão entre ciência e cultura. Além de explorar conceitos científicos fundamentais, o estudo também visou conscientizar os alunos sobre os problemas ambientais e sociais resultantes dessa prática. Foram discutidos os impactos ambientais, como a poluição do ar devido à emissão de gases tóxicos e a contaminação do solo e da água por metais pesados presentes nos resíduos. Além disso, os estudantes refletiram sobre o elevado nível de ruído gerado, que afeta tanto humanos quanto animais, ocasionando estresse e outros danos à saúde pública. Esse trabalho não só facilitou a compreensão dos conceitos de química relacionados à excitação dos elétrons e emissão de luz, mas também proporcionou uma reflexão crítica sobre os impactos ambientais e sociais dessa tradição festiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5235_TB3360_29102025135533.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIEDJA VITÓRIA DA SILVA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "NIEDJA"
    "autor_email" => "niedja.vitoria@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126369
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3360
    "inscrito_id" => 5235
    "titulo" => "A QUÍMICA DO RÉVEILLON: FOGOS DE ARTIFÍCIO, CORES E IMPACTOS AMBIENTAIS - UMA VIVÊNCIA DIDÁTICA NO PIBID"
    "resumo" => "Os fogos de artifício são um dos maiores símbolos do réveillon, proporcionando um espetáculo visual repleto de cores vibrantes no céu. Esse fenômeno ocorre devido à excitação dos elétrons nos átomos de diferentes metais presentes nos fogos de artifício. Embora a beleza desse show pirotécnico seja indiscutível, os impactos ambientais gerados não podem ser ignorados, especialmente no contexto do ensino de química. Este estudo tem como objetivo utilizar a temática da magia das cores no réveillon como um recurso didático, tornando o ensino de química mais atrativo, contextualizado e relevante para os estudantes. Para tornar essa discussão mais significativa e interativa, foi realizado um experimento de teste de chama, no qual os estudantes puderam observar a relação entre os elementos químicos e as cores geradas nos fogos de artifício, estabelecendo uma conexão entre ciência e cultura. Além de explorar conceitos científicos fundamentais, o estudo também visou conscientizar os alunos sobre os problemas ambientais e sociais resultantes dessa prática. Foram discutidos os impactos ambientais, como a poluição do ar devido à emissão de gases tóxicos e a contaminação do solo e da água por metais pesados presentes nos resíduos. Além disso, os estudantes refletiram sobre o elevado nível de ruído gerado, que afeta tanto humanos quanto animais, ocasionando estresse e outros danos à saúde pública. Esse trabalho não só facilitou a compreensão dos conceitos de química relacionados à excitação dos elétrons e emissão de luz, mas também proporcionou uma reflexão crítica sobre os impactos ambientais e sociais dessa tradição festiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5235_TB3360_29102025135533.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIEDJA VITÓRIA DA SILVA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "NIEDJA"
    "autor_email" => "niedja.vitoria@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os fogos de artifício são um dos maiores símbolos do réveillon, proporcionando um espetáculo visual repleto de cores vibrantes no céu. Esse fenômeno ocorre devido à excitação dos elétrons nos átomos de diferentes metais presentes nos fogos de artifício. Embora a beleza desse show pirotécnico seja indiscutível, os impactos ambientais gerados não podem ser ignorados, especialmente no contexto do ensino de química. Este estudo tem como objetivo utilizar a temática da magia das cores no réveillon como um recurso didático, tornando o ensino de química mais atrativo, contextualizado e relevante para os estudantes. Para tornar essa discussão mais significativa e interativa, foi realizado um experimento de teste de chama, no qual os estudantes puderam observar a relação entre os elementos químicos e as cores geradas nos fogos de artifício, estabelecendo uma conexão entre ciência e cultura. Além de explorar conceitos científicos fundamentais, o estudo também visou conscientizar os alunos sobre os problemas ambientais e sociais resultantes dessa prática. Foram discutidos os impactos ambientais, como a poluição do ar devido à emissão de gases tóxicos e a contaminação do solo e da água por metais pesados presentes nos resíduos. Além disso, os estudantes refletiram sobre o elevado nível de ruído gerado, que afeta tanto humanos quanto animais, ocasionando estresse e outros danos à saúde pública. Esse trabalho não só facilitou a compreensão dos conceitos de química relacionados à excitação dos elétrons e emissão de luz, mas também proporcionou uma reflexão crítica sobre os impactos ambientais e sociais dessa tradição festiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.