A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
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Com o propósito de analisar como os currículos formativos incorporam essa abordagem e preparam os futuros docentes para o ensino de Língua Portuguesa, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, configurando-se como um estudo de caso instrumental. Fundamentado em Rojo (2012), Kalantzis e Cope (2005) e Street (2014), considera os Multiletramentos uma ampliação do conceito tradicional de letramento, reconhecendo a diversidade semiótica e a multiplicidade de práticas comunicativas da sociedade contemporânea. A investigação combina análise documental e entrevistas com discentes e docentes para identificar potencialidades e desafios dessa proposta pedagógica. Os achados indicam que a integração dos Multiletramentos enfrenta desafios estruturais e metodológicos, apesar de sua relevância para práticas pedagógicas mais inclusivas e contextualizadas. Segundo os participantes, há uma lacuna entre teoria e prática, evidenciada na dificuldade de implementação de metodologias que contemplem a diversidade semiótica e os múltiplos letramentos exigidos no contexto atual. Destaca-se, ainda, a necessidade de formações complementares para aprimorar essa abordagem no ensino de Língua Portuguesa, em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018). A Pedagogia dos Multiletramentos representa um avanço na formação docente ao conectar a educação às práticas sociais e às novas formas de comunicação digital. No entanto, sua implementação demanda reformulações curriculares, investimentos em metodologias inovadoras e a ampliação da infraestrutura e da capacitação docente." 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