Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESMONTE DA POLÍTICA PÚBLICA DO PROCAMPO: A LEDOC EM MEIO À RECONFIGURAÇÃO NEOLIBERAL DO ESTADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a lógica neoliberal do Estado brasileiro tem influenciado a desestruturação da política do PROCAMPO e seus reflexos na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), nos quatro campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, por meio de revisão sistemática de literatura e análise documental, com foco nos convênios e contratos firmados entre a UFPI e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX). Para compreender a origem e implementação da Educação do Campo e da LEdoC, são considerados autores como Caldart (2015); Molina e Lima (2025); Batista e silva (2024) e outros. Já a discussão sobre os impactos do neoliberalismo na política do PROCAMPO se baseia em Dardot e Laval, Arroyo, Laurell, Mészáros, entre outros, os quais analisam a diminuição do papel social do Estado e a hegemonia do capital. A análise revela um cenário de desmonte das LEdoCs no Piauí, marcado por cortes orçamentários, descontinuidade administrativa e ausência de renovação contratual. Os contratos firmados em 2015 e 2016 para os polos de Picos, Bom Jesus, Floriano e Teresina foram encerrados até 2022, sem novas prorrogações. Esses elementos evidenciam o impacto direto das reformas neoliberais na sustentabilidade e continuidade dessa política pública voltada à formação docente para o campo. Conclui-se que a desestruturação da LEdoC se insere em um processo mais amplo de retração do Estado no campo das políticas sociais e representa uma ameaça à formação crítica e contextualizada de professores para as escolas do campo. Defender a permanência da LEdoC é defender uma política que articula justiça social, reconhecimento das diferenças e democratização do ensino superior para os povos do campo.

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