Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: A FORMAÇÃO DO IFAL E AS NECESSIDADES DO MERCADO DE TRABALHO ATUAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125256
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1013
    "inscrito_id" => 2935
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: A FORMAÇÃO DO IFAL E AS NECESSIDADES DO MERCADO DE TRABALHO ATUAL"
    "resumo" => "Esta investigação busca analisar as formas como os discentes do IFAL campus Benedito Bentes, percebem o mercado de trabalho nos dias atuais e enxergam as possibilidades que o Instituto Federal de Alagoas e o curso de Logística abrem para eles. Para tanto, buscou-se compreender os conceitos de trabalho, emprego e ocupação na contemporaneidade, as transformações nas relações trabalhistas nos dias atuais, como por exemplo o processo de precarização do trabalho, e as expectativas dos discentes em relação ao mercado de trabalho. Percebe-se na contemporaneidade o surgimento de novos modelos e estruturas laborais que estão realizando uma verdadeira transformação nas relações de trabalho, diante disso esta investigação buscou abordar como os discentes do IFAL Benedito Bentes percebem essa mudança e como eles acreditam que essas transformações possam afetá-los em sua inserção no mundo do trabalho. Para alcançar esses objetivos nos utilizamos de uma base teórica assentada na teoria crítica, buscando perceber quais as implicações que as estruturas socioeconômicas provocam nas relações de trabalho na contemporaneidade e quais as possibilidades que a educação profissional ofertada pelo IFAL proporciona para os seus educandos, além disso buscamos realizar uma abordagem metodológica baseada na pesquisa qualitativa, na qual as observações realizadas se valeram da perspectiva da análise de conteúdos, o que nos permitiu categorizar determinados termos e ideias que se repetem nas falas dos entrevistados, possibilitando que seja percebido no discurso pensamentos que tenham caráter majoritário nos depoimentos. Dessa forma conseguimos verificar que para a maioria dos discentes entrevistados a passagem pelo IFAL permite uma melhor formação no Ensino Médio o que consequentemente aumentariam as chances de entrada em um Curso Superior, e de acordo com os entrevistados, possibilitaria que eles alcançassem maior segurança no mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2935_TB1013_10112025234411.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS ROBERTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS ROBERTO"
    "autor_email" => "marcusroberto76@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125256
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1013
    "inscrito_id" => 2935
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: A FORMAÇÃO DO IFAL E AS NECESSIDADES DO MERCADO DE TRABALHO ATUAL"
    "resumo" => "Esta investigação busca analisar as formas como os discentes do IFAL campus Benedito Bentes, percebem o mercado de trabalho nos dias atuais e enxergam as possibilidades que o Instituto Federal de Alagoas e o curso de Logística abrem para eles. Para tanto, buscou-se compreender os conceitos de trabalho, emprego e ocupação na contemporaneidade, as transformações nas relações trabalhistas nos dias atuais, como por exemplo o processo de precarização do trabalho, e as expectativas dos discentes em relação ao mercado de trabalho. Percebe-se na contemporaneidade o surgimento de novos modelos e estruturas laborais que estão realizando uma verdadeira transformação nas relações de trabalho, diante disso esta investigação buscou abordar como os discentes do IFAL Benedito Bentes percebem essa mudança e como eles acreditam que essas transformações possam afetá-los em sua inserção no mundo do trabalho. Para alcançar esses objetivos nos utilizamos de uma base teórica assentada na teoria crítica, buscando perceber quais as implicações que as estruturas socioeconômicas provocam nas relações de trabalho na contemporaneidade e quais as possibilidades que a educação profissional ofertada pelo IFAL proporciona para os seus educandos, além disso buscamos realizar uma abordagem metodológica baseada na pesquisa qualitativa, na qual as observações realizadas se valeram da perspectiva da análise de conteúdos, o que nos permitiu categorizar determinados termos e ideias que se repetem nas falas dos entrevistados, possibilitando que seja percebido no discurso pensamentos que tenham caráter majoritário nos depoimentos. Dessa forma conseguimos verificar que para a maioria dos discentes entrevistados a passagem pelo IFAL permite uma melhor formação no Ensino Médio o que consequentemente aumentariam as chances de entrada em um Curso Superior, e de acordo com os entrevistados, possibilitaria que eles alcançassem maior segurança no mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2935_TB1013_10112025234411.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS ROBERTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS ROBERTO"
    "autor_email" => "marcusroberto76@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta investigação busca analisar as formas como os discentes do IFAL campus Benedito Bentes, percebem o mercado de trabalho nos dias atuais e enxergam as possibilidades que o Instituto Federal de Alagoas e o curso de Logística abrem para eles. Para tanto, buscou-se compreender os conceitos de trabalho, emprego e ocupação na contemporaneidade, as transformações nas relações trabalhistas nos dias atuais, como por exemplo o processo de precarização do trabalho, e as expectativas dos discentes em relação ao mercado de trabalho. Percebe-se na contemporaneidade o surgimento de novos modelos e estruturas laborais que estão realizando uma verdadeira transformação nas relações de trabalho, diante disso esta investigação buscou abordar como os discentes do IFAL Benedito Bentes percebem essa mudança e como eles acreditam que essas transformações possam afetá-los em sua inserção no mundo do trabalho. Para alcançar esses objetivos nos utilizamos de uma base teórica assentada na teoria crítica, buscando perceber quais as implicações que as estruturas socioeconômicas provocam nas relações de trabalho na contemporaneidade e quais as possibilidades que a educação profissional ofertada pelo IFAL proporciona para os seus educandos, além disso buscamos realizar uma abordagem metodológica baseada na pesquisa qualitativa, na qual as observações realizadas se valeram da perspectiva da análise de conteúdos, o que nos permitiu categorizar determinados termos e ideias que se repetem nas falas dos entrevistados, possibilitando que seja percebido no discurso pensamentos que tenham caráter majoritário nos depoimentos. Dessa forma conseguimos verificar que para a maioria dos discentes entrevistados a passagem pelo IFAL permite uma melhor formação no Ensino Médio o que consequentemente aumentariam as chances de entrada em um Curso Superior, e de acordo com os entrevistados, possibilitaria que eles alcançassem maior segurança no mundo do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.