O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LITERATURA: A EXPERIÊNCIA NO PIBID-PORTUGUÊS/UEPB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128480 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8541 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LITERATURA: A EXPERIÊNCIA NO PIBID-PORTUGUÊS/UEPB" "resumo" => "Durante muito tempo, as aulas de Língua Portuguesa, na educação básica, seguiram um modelo que se caracterizava pela ênfase na gramática normativa e na memorização das regras. No âmbito do ensino de literatura, seguia-se essa mesma perspectiva, haja vista que se priorizava a memorização das características e dos principais autores dos movimentos literários, deixando de lado, muitas vezes, o processo de leitura e de apreciação dos textos literários por parte dos estudantes. Assim, o professor era visto como detentor do conhecimento (Geraldi, 2010), enquanto os alunos ocupavam uma posição de passivos, apenas recebendo informações. Pensando em alterar um pouco essa realidade, este trabalho visa refletir acerca do uso de ferramentas, utilizadas em uma aula de Literatura, em uma escola da rede pública, da cidade de Campina Grande/PB, sobre a primeira fase do Romantismo no Brasil. Para embasar o desenvolvimento deste trabalho, adotou-se a perspectiva de letramento literário de Cosson (2014), além das contribuições de autores como Antunes (2005), Schneuwly (2004), dentre outros. A utilização de recursos como Wordwall e quizzes interativos possibilitou estimular a prática das metodologias ativas (Martins, 2013) conduzidas por professoras em formação inicial, vinculadas ao PIBID-Letras Português/UEPB-2025. Como resultado, destaca-se a participação da maioria dos alunos na aula, bem como o consequente envolvimento com o conteúdo e com o aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID64_TB8541_09112025144935.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA DE MELO COSTA" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "li-mayckaraujo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128480 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8541 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LITERATURA: A EXPERIÊNCIA NO PIBID-PORTUGUÊS/UEPB" "resumo" => "Durante muito tempo, as aulas de Língua Portuguesa, na educação básica, seguiram um modelo que se caracterizava pela ênfase na gramática normativa e na memorização das regras. No âmbito do ensino de literatura, seguia-se essa mesma perspectiva, haja vista que se priorizava a memorização das características e dos principais autores dos movimentos literários, deixando de lado, muitas vezes, o processo de leitura e de apreciação dos textos literários por parte dos estudantes. Assim, o professor era visto como detentor do conhecimento (Geraldi, 2010), enquanto os alunos ocupavam uma posição de passivos, apenas recebendo informações. Pensando em alterar um pouco essa realidade, este trabalho visa refletir acerca do uso de ferramentas, utilizadas em uma aula de Literatura, em uma escola da rede pública, da cidade de Campina Grande/PB, sobre a primeira fase do Romantismo no Brasil. Para embasar o desenvolvimento deste trabalho, adotou-se a perspectiva de letramento literário de Cosson (2014), além das contribuições de autores como Antunes (2005), Schneuwly (2004), dentre outros. A utilização de recursos como Wordwall e quizzes interativos possibilitou estimular a prática das metodologias ativas (Martins, 2013) conduzidas por professoras em formação inicial, vinculadas ao PIBID-Letras Português/UEPB-2025. Como resultado, destaca-se a participação da maioria dos alunos na aula, bem como o consequente envolvimento com o conteúdo e com o aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID64_TB8541_09112025144935.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA DE MELO COSTA" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "li-mayckaraujo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }