ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NAS AULAS DE IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126620 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4092 "inscrito_id" => 2376 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NAS AULAS DE IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES" "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo desenvolver competências e habilidades a partir da metodologia ativa: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), na busca pela identificação de diferentes soluções químicas. O estudo ocorreu na Universidade Paulista – UNIP Campos Manaus, na disciplina de Química Geral e Experimental com a turma de Farmácia - EAD. O ensino baseado em diferentes metodologias ativas é uma estratégia de ensino-aprendizagem que visa estimular a participação dos estudantes, de forma autônoma e crítica, no processo de aprendizagem durante as aulas. Nesse contexto, tem-se a identificação correta de soluções químicas, as quais, desempenham um papel fundamental no cotidiano laboratorial. Nesse sentido, aplicou-se a PBL a partir da seguinte situação-problema “Como identificar e classificar as soluções, em ácidas ou básicas (alcalinas), coletadas em diferentes laboratórios?”. Foram realizadas dez (10) coletas e armazenadas em frascos apropriados. Para a identificação das soluções, utilizou-se os seguintes indicadores: Fenolftaleina, Alaranjado de metila, Azul de bromotimol e Tornassol Azul. Os resultados mostraram que os estudantes tiveram autonomia na busca do conhecimento necessário para a resolução do problema, pesquisando em diferentes fontes bibliográficas, conceitos e teorias, desenvolvendo assim, o pensamento científico. Para os testes de identidicação das soluções coletadas, foi organizadado uma sequência lógica de indicadores, onde foi argumentado, de forma individual e coletiva, qual a melhor sequência de utilização da testagem, possibilitando a trocas de experiências e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Ao fnal, cada equipe identificou cinco (5) soluções ácidas e cinco (5) soluções básicas com a seguinte sequência lógica de indicadores: Fenolftaleina, azul de bromotimol, Alaranjado de metila e papel tornassol. Dessa forma, pode-se observar que a ABP destaca-se como uma metodologia ativa bastante satisfatória tanto no desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo, quanto na capacidade de resolver problemas reais, exercitando o protagonismo, a criatividade, a argumentação e a empatia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2376_TB4092_20102025171612.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL FEITOSA JEFFREYS" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoel.jeffreys@educacao.am.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126620 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4092 "inscrito_id" => 2376 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NAS AULAS DE IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES" "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo desenvolver competências e habilidades a partir da metodologia ativa: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), na busca pela identificação de diferentes soluções químicas. O estudo ocorreu na Universidade Paulista – UNIP Campos Manaus, na disciplina de Química Geral e Experimental com a turma de Farmácia - EAD. O ensino baseado em diferentes metodologias ativas é uma estratégia de ensino-aprendizagem que visa estimular a participação dos estudantes, de forma autônoma e crítica, no processo de aprendizagem durante as aulas. Nesse contexto, tem-se a identificação correta de soluções químicas, as quais, desempenham um papel fundamental no cotidiano laboratorial. Nesse sentido, aplicou-se a PBL a partir da seguinte situação-problema “Como identificar e classificar as soluções, em ácidas ou básicas (alcalinas), coletadas em diferentes laboratórios?”. Foram realizadas dez (10) coletas e armazenadas em frascos apropriados. Para a identificação das soluções, utilizou-se os seguintes indicadores: Fenolftaleina, Alaranjado de metila, Azul de bromotimol e Tornassol Azul. Os resultados mostraram que os estudantes tiveram autonomia na busca do conhecimento necessário para a resolução do problema, pesquisando em diferentes fontes bibliográficas, conceitos e teorias, desenvolvendo assim, o pensamento científico. Para os testes de identidicação das soluções coletadas, foi organizadado uma sequência lógica de indicadores, onde foi argumentado, de forma individual e coletiva, qual a melhor sequência de utilização da testagem, possibilitando a trocas de experiências e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Ao fnal, cada equipe identificou cinco (5) soluções ácidas e cinco (5) soluções básicas com a seguinte sequência lógica de indicadores: Fenolftaleina, azul de bromotimol, Alaranjado de metila e papel tornassol. Dessa forma, pode-se observar que a ABP destaca-se como uma metodologia ativa bastante satisfatória tanto no desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo, quanto na capacidade de resolver problemas reais, exercitando o protagonismo, a criatividade, a argumentação e a empatia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2376_TB4092_20102025171612.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL FEITOSA JEFFREYS" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoel.jeffreys@educacao.am.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }