ABORDAGEM STEAM, COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PAINÉIS SENSORIAIS PARA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TEA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128222 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7906 "inscrito_id" => 16160 "titulo" => "ABORDAGEM STEAM, COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PAINÉIS SENSORIAIS PARA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TEA" "resumo" => "Nos últimos anos, a abordagem STEAM tem sido apontada como um promissor instrumento de construção do saber científico e da interdisciplinaridade, ao estimular a exploração das áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, para o desenvolvimento de projetos que visam à resolução de demandas da escola e entorno, estimulando o ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), criatividade, inclusão e a construção da postura crítica e social dos discentes. Dentro dessa realidade, essa prática objetivou desenvolver o letramento científico e o ensino de CTS, por meio do desenvolvimento de ferramentas didáticas para a promoção do ensino equitativo e inclusivo de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). O trabalho foi desenvolvido na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, através do LISE - Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional em Mogeiro-PB. A instituição recebeu recentemente uma sala de recursos educacionais para o atendimento especializado de alunos atípicos, fato que serviu como oportunidade para o estudo e desenvolvimento de materiais educacionais, sob a ótica STEAM. Para tal, foram realizadas entrevistas com professores da rede municipal de ensino que possuem alunos com o TEA, a fim de mapear as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Os dados analisados revelaram que as crianças têm altas dificuldades em aspectos como atenção, percepção, coordenação motora e comunicação verbal e não verbal. Com base nos dados, os estudantes desenvolveram painéis sensoriais, que foram anexados ao acervo da sala de atendimentos da instituição, com o intuito de estimular o desenvolvimento das crianças e trabalhar as dificuldades mais citadas pelos professores. Estes painéis proporcionam desafios e ações simples, que facilitam a integração e comunicação com os alunos e contribuem para o aperfeiçoamento dos atendimentos escolares, apoiando-se nos conceitos educacionais que fizeram parte das elaborações que ajudaram a formar a base das principais evoluções das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16160_TB7906_31102025000259.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO EMERSON MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaoemersonmartins111@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128222 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7906 "inscrito_id" => 16160 "titulo" => "ABORDAGEM STEAM, COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PAINÉIS SENSORIAIS PARA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TEA" "resumo" => "Nos últimos anos, a abordagem STEAM tem sido apontada como um promissor instrumento de construção do saber científico e da interdisciplinaridade, ao estimular a exploração das áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, para o desenvolvimento de projetos que visam à resolução de demandas da escola e entorno, estimulando o ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), criatividade, inclusão e a construção da postura crítica e social dos discentes. Dentro dessa realidade, essa prática objetivou desenvolver o letramento científico e o ensino de CTS, por meio do desenvolvimento de ferramentas didáticas para a promoção do ensino equitativo e inclusivo de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). O trabalho foi desenvolvido na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, através do LISE - Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional em Mogeiro-PB. A instituição recebeu recentemente uma sala de recursos educacionais para o atendimento especializado de alunos atípicos, fato que serviu como oportunidade para o estudo e desenvolvimento de materiais educacionais, sob a ótica STEAM. Para tal, foram realizadas entrevistas com professores da rede municipal de ensino que possuem alunos com o TEA, a fim de mapear as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Os dados analisados revelaram que as crianças têm altas dificuldades em aspectos como atenção, percepção, coordenação motora e comunicação verbal e não verbal. Com base nos dados, os estudantes desenvolveram painéis sensoriais, que foram anexados ao acervo da sala de atendimentos da instituição, com o intuito de estimular o desenvolvimento das crianças e trabalhar as dificuldades mais citadas pelos professores. Estes painéis proporcionam desafios e ações simples, que facilitam a integração e comunicação com os alunos e contribuem para o aperfeiçoamento dos atendimentos escolares, apoiando-se nos conceitos educacionais que fizeram parte das elaborações que ajudaram a formar a base das principais evoluções das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16160_TB7906_31102025000259.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO EMERSON MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaoemersonmartins111@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }