Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM STEAM, COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PAINÉIS SENSORIAIS PARA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TEA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nos últimos anos, a abordagem STEAM tem sido apontada como um promissor instrumento de construção do saber científico e da interdisciplinaridade, ao estimular a exploração das áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, para o desenvolvimento de projetos que visam à resolução de demandas da escola e entorno, estimulando o ensino de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), criatividade, inclusão e a construção da postura crítica e social dos discentes. Dentro dessa realidade, essa prática objetivou desenvolver o letramento científico e o ensino de CTS, por meio do desenvolvimento de ferramentas didáticas para a promoção do ensino equitativo e inclusivo de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). O trabalho foi desenvolvido na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, através do LISE - Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional em Mogeiro-PB. A instituição recebeu recentemente uma sala de recursos educacionais para o atendimento especializado de alunos atípicos, fato que serviu como oportunidade para o estudo e desenvolvimento de materiais educacionais, sob a ótica STEAM. Para tal, foram realizadas entrevistas com professores da rede municipal de ensino que possuem alunos com o TEA, a fim de mapear as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Os dados analisados revelaram que as crianças têm altas dificuldades em aspectos como atenção, percepção, coordenação motora e comunicação verbal e não verbal. Com base nos dados, os estudantes desenvolveram painéis sensoriais, que foram anexados ao acervo da sala de atendimentos da instituição, com o intuito de estimular o desenvolvimento das crianças e trabalhar as dificuldades mais citadas pelos professores. Estes painéis proporcionam desafios e ações simples, que facilitam a integração e comunicação com os alunos e contribuem para o aperfeiçoamento dos atendimentos escolares, apoiando-se nos conceitos educacionais que fizeram parte das elaborações que ajudaram a formar a base das principais evoluções das crianças.

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