EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NO JARDIM BOTÁNICO DA UEPB COM A COMUNIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127120 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5203 "inscrito_id" => 11667 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NO JARDIM BOTÁNICO DA UEPB COM A COMUNIDADE" "resumo" => "A educação ambiental é um componente fundamental para promover a conscientização ecológica e a sustentabilidade. O Jardim Botânico, localizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vem se destacando nessa prática, unindo a preservação da biodiversidade com iniciativas educacionais. Esta pesquisa analisa o trabalho desenvolvido pelo Jardim Botânico na promoção da educação ambiental, com ênfase em visitas de escolas e grupos da Terceira Idade. No ano de 2023 e 2024 ocorreram 22 visitas, envolvendo 483 pessoas. Na visita são realizadas palestras sobre biodiversidade e conservação, excursões ecológicas e oficinas de plantio ou transplantio. O percurso é orientado por um profissional qualificado e são conhecidos os espaços da sementeira, do viveiro de mudas, do horto medicinal e da composteira; destaca-se na visita a importância das práticas de conservação. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, usa como referencial teórico da educação ambiental: Silva; Cadendo-Júnior (2021); Rocha, Alves e Bortolo (2025); e Souza e Reinaldo (2024). O trabalho envolveu um breve questionário e observações dos participantes. Os resultados revelaram que o trabalho sensibiliza os visitantes sobre a questão ambiental. As atividades experimentais, incluindo a interação com espécies de plantas nativas e diálogos relacionados às mudanças climáticas, são temas de interesse dos participantes. Além disso, observou-se que as visitas promoveram interações entre os participantes e reforçou a importância da conexão com a natureza. O Jardim Botânico demonstrou ser um ambiente propício para a educação ambiental, facilitando a sensibilização e aumentando o envolvimento em iniciativas de sustentabilidade. A pesquisa ressalta a necessidade de ampliar as parcerias com escolas e organizações comunitárias, sugerindo a criação de um programa contínuo para consolidar o papel socioambiental do Jardim Botânico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11667_TB5203_30102025064803.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARNALDO BEZERRA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "ARNALDO" "autor_email" => "arnaldoarboriza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO (UNICID)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127120 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5203 "inscrito_id" => 11667 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NO JARDIM BOTÁNICO DA UEPB COM A COMUNIDADE" "resumo" => "A educação ambiental é um componente fundamental para promover a conscientização ecológica e a sustentabilidade. O Jardim Botânico, localizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vem se destacando nessa prática, unindo a preservação da biodiversidade com iniciativas educacionais. Esta pesquisa analisa o trabalho desenvolvido pelo Jardim Botânico na promoção da educação ambiental, com ênfase em visitas de escolas e grupos da Terceira Idade. No ano de 2023 e 2024 ocorreram 22 visitas, envolvendo 483 pessoas. Na visita são realizadas palestras sobre biodiversidade e conservação, excursões ecológicas e oficinas de plantio ou transplantio. O percurso é orientado por um profissional qualificado e são conhecidos os espaços da sementeira, do viveiro de mudas, do horto medicinal e da composteira; destaca-se na visita a importância das práticas de conservação. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, usa como referencial teórico da educação ambiental: Silva; Cadendo-Júnior (2021); Rocha, Alves e Bortolo (2025); e Souza e Reinaldo (2024). O trabalho envolveu um breve questionário e observações dos participantes. Os resultados revelaram que o trabalho sensibiliza os visitantes sobre a questão ambiental. As atividades experimentais, incluindo a interação com espécies de plantas nativas e diálogos relacionados às mudanças climáticas, são temas de interesse dos participantes. Além disso, observou-se que as visitas promoveram interações entre os participantes e reforçou a importância da conexão com a natureza. O Jardim Botânico demonstrou ser um ambiente propício para a educação ambiental, facilitando a sensibilização e aumentando o envolvimento em iniciativas de sustentabilidade. A pesquisa ressalta a necessidade de ampliar as parcerias com escolas e organizações comunitárias, sugerindo a criação de um programa contínuo para consolidar o papel socioambiental do Jardim Botânico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11667_TB5203_30102025064803.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARNALDO BEZERRA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "ARNALDO" "autor_email" => "arnaldoarboriza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO (UNICID)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }