Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARTICIPAÇÃO EM OLIMPÍADAS DE CONHECIMENTO COMO FATOR DE SUCESSO ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO IFPB CAMPUS CABEDELO E DA ONHB

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A evasão escolar se configura como um desafio à gestão educacional no âmbito da educação básica, fato que também se observa nos Institutos Federais, promotores de educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, diversas estratégias são traçadas em busca da permanência e do sucesso escolar, o que representa, para além de melhorias nos indicadores educacionais, promoção de educação de qualidade. Este trabalho pretende refletir sobre a participação de estudantes em olimpíadas de conhecimento como fator de contribuição para o êxito escolar a partir da trajetória acadêmica de estudantes do IFPB Campus Cabedelo, participantes da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Metodologicamente, o trabalho configura-se como um estudo longitudinal com acompanhamento dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFPB Campus Cabedelo, ao longo dos anos letivos de 2023 e 2024, com dados de natureza quantitativa e análise estatística uni e multivariada, mediante Teste T para amostras independentes (p ? 0,05) e análise de regressão linear múltipla, realizados através do software SPSS, versão 27.0. A partir de uma amostra de 393 estudantes, sendo 145 participantes da ONHB e 148 não participantes, observamos diferenças de média entre os grupos em relação ao rendimento acadêmico (t = -5,62; 279, p ? 0,001), à participação em conselhos de classe (t = 6,23;291, p ? 0,001) e à participação em projetos de pesquisa e extensão (t = -5,18;291, p ? 0,001), tendo os estudantes olímpicos os melhores resultados. Dentre os alunos olímpicos, a variabilidade do rendimento acadêmico pôde ser explicada em 32% pela fase em que o estudante concluiu (p ? 0,01) e pelo curso que frequenta (p ? 0,05). Assim, concluímos que estudantes participantes de olimpíadas de conhecimento como a ONHB possuem menos riscos de evasão escolar, bem como bom rendimento acadêmico, relacionado ao desenvolvimento de pensamento crítico e de consciência histórica.

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