RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO
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Por meio da monitoria, o aluno monitor pode ampliar seu conjunto de habilidades, pois, a depender da orientação recebida, pode ser exposto não apenas ao ensino, mas também à pesquisa e à extensão. Este trabalho tem como objetivo explorar e refletir criticamente sobre como a experiência de monitoria em um componente do eixo pedagógico e em um do eixo específico do curso de Ciências Biológicas no IFAL pode proporcionar experiências proveitosas para a formação discente. Na monitoria do eixo pedagógico, foi possível acompanhar alunos de diferentes cursos, pois a disciplina era ofertada para as licenciaturas em Química, Letras e Ciências Biológicas. Mesmo sendo a mesma disciplina, a professora organizou o componente considerando o perfil de cada turma e curso, o que permitiu uma abordagem mais direcionada e eficaz. Já na disciplina do eixo específico, houve um forte incentivo ao desenvolvimento de pesquisas pelos alunos. Além disso, a professora adotou estratégias inovadoras para apresentar conteúdos geralmente memorizáveis, tornando a experiência mais dinâmica e significativa. Cada uma das monitorias contribuiu para a ampliação do conhecimento, não apenas dos conteúdos específicos, mas também por meio de saberes interdisciplinares e da vivência com outros monitores. Além disso, a monitoria possibilitou um maior contato com a pesquisa científica e a produção de conhecimento, incentivando a busca por formação continuada, auxiliando inclusive na definição do caminho a ser traçado para além da graduação, contribuindo de forma significativa para fomentar a base necessária para o acesso a pós-graduação." 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