SALA DE AULA NO ESPAÇO CASA: NARRATIVAS DE PAIS/RESPONSÁVEIS SOBRE O ENSINO REMOTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127908 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6903 "inscrito_id" => 14724 "titulo" => "SALA DE AULA NO ESPAÇO CASA: NARRATIVAS DE PAIS/RESPONSÁVEIS SOBRE O ENSINO REMOTO" "resumo" => "A pandemia da Covid-19, impôs uma nova ordem social, principalmente no período mais intenso, durante o ano de 2020 e 2021. As instituições educacionais tiveram que repensar as estratégias de ensino, por meio do uso de tecnologias para garantir a continuidade do calendário escolar e processo de formação de todos os estudantes. O contexto familiar, durante o isolamento social, passou a ser o único local de estudo das crianças, uma vez que todas as escolas foram fechadas como medida de proteção à vida e para conter a propagação da pandemia. O objetivo desta pesquisa é analisar as narrativas de pais de estudantes do Ensino Fundamental I, da rede pública do município de Teixeira de Freitas – Bahia, a fim de identificar os sentidos atribuídos às experiências de ensino e aprendizagem vivenciadas pelos seus, suas, filho (as) no contexto de isolamento social nos anos de 2020 e 2021 e os impactos percebidos por eles no processo de formação da criança e no retorno às aulas presenciais. A pesquisa foi desenvolvida numa concepção qualitativa, caráter investigativo na modalidade narrativa, que tem por premissa o pesquisador busca conhecer a experiência dos participantes em relação ao fenômeno objeto da sua investigação. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, artigos científicos que versam sobre a temática, dentre eles Connelly e Clandinin(1995), Lopes(2018), Perez(2019), Parolin (2010), Orlandi (2007), Santos (2020); Silva e Sousa (2020). Os escritos de fala resultantes das entrevistas narrativas foram interpretados a partir da teoria da Análise de Discurso (AD). Os resultados evidenciam que os participantes percebem os impactos negativos da covid-19 na formação escolar e a necessidade de políticas públicas para atenuar os prejuízos gerados nesse contexto histórico. A relevância do projeto está em evidenciar as desigualdades educacionais reveladas pela pandemia, diante da dificuldade de adaptação familiar ao ensino. remoto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14724_TB6903_14102025124402.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA VITÓRIA ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiaalvesuneb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127908 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6903 "inscrito_id" => 14724 "titulo" => "SALA DE AULA NO ESPAÇO CASA: NARRATIVAS DE PAIS/RESPONSÁVEIS SOBRE O ENSINO REMOTO" "resumo" => "A pandemia da Covid-19, impôs uma nova ordem social, principalmente no período mais intenso, durante o ano de 2020 e 2021. As instituições educacionais tiveram que repensar as estratégias de ensino, por meio do uso de tecnologias para garantir a continuidade do calendário escolar e processo de formação de todos os estudantes. O contexto familiar, durante o isolamento social, passou a ser o único local de estudo das crianças, uma vez que todas as escolas foram fechadas como medida de proteção à vida e para conter a propagação da pandemia. O objetivo desta pesquisa é analisar as narrativas de pais de estudantes do Ensino Fundamental I, da rede pública do município de Teixeira de Freitas – Bahia, a fim de identificar os sentidos atribuídos às experiências de ensino e aprendizagem vivenciadas pelos seus, suas, filho (as) no contexto de isolamento social nos anos de 2020 e 2021 e os impactos percebidos por eles no processo de formação da criança e no retorno às aulas presenciais. A pesquisa foi desenvolvida numa concepção qualitativa, caráter investigativo na modalidade narrativa, que tem por premissa o pesquisador busca conhecer a experiência dos participantes em relação ao fenômeno objeto da sua investigação. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, artigos científicos que versam sobre a temática, dentre eles Connelly e Clandinin(1995), Lopes(2018), Perez(2019), Parolin (2010), Orlandi (2007), Santos (2020); Silva e Sousa (2020). Os escritos de fala resultantes das entrevistas narrativas foram interpretados a partir da teoria da Análise de Discurso (AD). Os resultados evidenciam que os participantes percebem os impactos negativos da covid-19 na formação escolar e a necessidade de políticas públicas para atenuar os prejuízos gerados nesse contexto histórico. A relevância do projeto está em evidenciar as desigualdades educacionais reveladas pela pandemia, diante da dificuldade de adaptação familiar ao ensino. remoto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14724_TB6903_14102025124402.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA VITÓRIA ALVES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiaalvesuneb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }