ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADORA UTILIZANDO INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DO COMPRIMENTO PARA O ESTUDO DA NOTAÇÃO CIENTÍFICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125265 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1026 "inscrito_id" => 7993 "titulo" => "ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADORA UTILIZANDO INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DO COMPRIMENTO PARA O ESTUDO DA NOTAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "A problematização experimental no ensino de física é uma estratégia que promove reflexão e desenvolve o pensamento científico dos alunos. Ao invés de simplesmente seguir à risca o que a grade curricular estabelece, a metodologia ativa promove o questionamento, visando que a compreensão dos fenômenos surja de maneira investigativa. Nesse experimento que envolve a medição de distância, a problematização surgiu ao se investigar como os conceitos estão interligados e como fatores como precisão dos instrumentos, condições ambientais e erros de medida podem impactar nos resultados. Um dos objetos de conhecimento mais básicos no estudo da física diz respeito à representação do valor de uma grandeza por meio da notação científica, bem como o desenvolvimento de habilidades para a medição de uma grandeza física. De acordo com o organizador curricular para a disciplina de física da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, são propostos os seguintes objetos de conhecimento: Grandezas Físicas e Sistema Internacional de Unidades, Notação Científica, Ordem de Grandeza e Algarismos Significativos, estando em sintonia com a habilidade (EM13CNT301) da BNCC, ao valorizar o emprego de instrumentos de medição na representação de grandezas físicas, bem como com as competências para o ensino de física presentes nas Orientações Educacionais Complementares aos PCNs, quais sejam “investigação e compreensão de fenômenos”, “representação e comunicação” e “contextualização histórico e social”. Tal atividade se baseou na perspectiva da alfabetização científica defendida por Anna Maria Pessoa de Carvalho, na qual um indivíduo é alfabetizado cientificamente quando domina a linguagem na compreensão de fenômenos, enfrenta situações-problema, argumenta e propõe intervenção na realidade. Consistiu de quatro etapas, a saber: situação-problema, pergunta problematizadora, problematização e enfretamento de uma situação real. Os resultados apontaram para o aumento significativo do interesse dos alunos, bem como para o protagonismo e aprendizado referente aos conteúdos em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7993_TB1026_30102025102509.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PAULA SIFRÔNIO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA PAULA" "autor_email" => "mariapaula.ferreira@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125265 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1026 "inscrito_id" => 7993 "titulo" => "ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADORA UTILIZANDO INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DO COMPRIMENTO PARA O ESTUDO DA NOTAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "A problematização experimental no ensino de física é uma estratégia que promove reflexão e desenvolve o pensamento científico dos alunos. Ao invés de simplesmente seguir à risca o que a grade curricular estabelece, a metodologia ativa promove o questionamento, visando que a compreensão dos fenômenos surja de maneira investigativa. Nesse experimento que envolve a medição de distância, a problematização surgiu ao se investigar como os conceitos estão interligados e como fatores como precisão dos instrumentos, condições ambientais e erros de medida podem impactar nos resultados. Um dos objetos de conhecimento mais básicos no estudo da física diz respeito à representação do valor de uma grandeza por meio da notação científica, bem como o desenvolvimento de habilidades para a medição de uma grandeza física. De acordo com o organizador curricular para a disciplina de física da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, são propostos os seguintes objetos de conhecimento: Grandezas Físicas e Sistema Internacional de Unidades, Notação Científica, Ordem de Grandeza e Algarismos Significativos, estando em sintonia com a habilidade (EM13CNT301) da BNCC, ao valorizar o emprego de instrumentos de medição na representação de grandezas físicas, bem como com as competências para o ensino de física presentes nas Orientações Educacionais Complementares aos PCNs, quais sejam “investigação e compreensão de fenômenos”, “representação e comunicação” e “contextualização histórico e social”. Tal atividade se baseou na perspectiva da alfabetização científica defendida por Anna Maria Pessoa de Carvalho, na qual um indivíduo é alfabetizado cientificamente quando domina a linguagem na compreensão de fenômenos, enfrenta situações-problema, argumenta e propõe intervenção na realidade. Consistiu de quatro etapas, a saber: situação-problema, pergunta problematizadora, problematização e enfretamento de uma situação real. Os resultados apontaram para o aumento significativo do interesse dos alunos, bem como para o protagonismo e aprendizado referente aos conteúdos em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7993_TB1026_30102025102509.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PAULA SIFRÔNIO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA PAULA" "autor_email" => "mariapaula.ferreira@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }