Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADORA UTILIZANDO INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DO COMPRIMENTO PARA O ESTUDO DA NOTAÇÃO CIENTÍFICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A problematização experimental no ensino de física é uma estratégia que promove reflexão e desenvolve o pensamento científico dos alunos. Ao invés de simplesmente seguir à risca o que a grade curricular estabelece, a metodologia ativa promove o questionamento, visando que a compreensão dos fenômenos surja de maneira investigativa. Nesse experimento que envolve a medição de distância, a problematização surgiu ao se investigar como os conceitos estão interligados e como fatores como precisão dos instrumentos, condições ambientais e erros de medida podem impactar nos resultados. Um dos objetos de conhecimento mais básicos no estudo da física diz respeito à representação do valor de uma grandeza por meio da notação científica, bem como o desenvolvimento de habilidades para a medição de uma grandeza física. De acordo com o organizador curricular para a disciplina de física da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, são propostos os seguintes objetos de conhecimento: Grandezas Físicas e Sistema Internacional de Unidades, Notação Científica, Ordem de Grandeza e Algarismos Significativos, estando em sintonia com a habilidade (EM13CNT301) da BNCC, ao valorizar o emprego de instrumentos de medição na representação de grandezas físicas, bem como com as competências para o ensino de física presentes nas Orientações Educacionais Complementares aos PCNs, quais sejam “investigação e compreensão de fenômenos”, “representação e comunicação” e “contextualização histórico e social”. Tal atividade se baseou na perspectiva da alfabetização científica defendida por Anna Maria Pessoa de Carvalho, na qual um indivíduo é alfabetizado cientificamente quando domina a linguagem na compreensão de fenômenos, enfrenta situações-problema, argumenta e propõe intervenção na realidade. Consistiu de quatro etapas, a saber: situação-problema, pergunta problematizadora, problematização e enfretamento de uma situação real. Os resultados apontaram para o aumento significativo do interesse dos alunos, bem como para o protagonismo e aprendizado referente aos conteúdos em questão.

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