NOVOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA SEMEC/THE: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS NO INÍCIO DO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124959 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 1401 "titulo" => "NOVOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA SEMEC/THE: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS NO INÍCIO DO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO" "resumo" => "O coordenador pedagógico, para melhor realizar seu trabalho, é preciso que conheça bem suas funções para garantir um processo de ensino aprendizagem saudável e bem-sucedido para os alunos, como também, precisa receber orientações técnicas da secretaria de educação para que possa desenvolver com afinco suas atribuições, especialmente, quando é inserido, pela primeira vez, em uma rede de ensino pública, dentro das escolas. Diante desta constatação, esta pesquisa, de carácter etnográfica e qualitativa, versa sobre a multiplicidade da função, a especificidade da ação e a feição conflituosa da prática dos novos coordenadores pedagógicos que ocupam o cargo de pedagogo efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC/Teresina), oriundos do concurso público de 2024. Objetiva-se, assim, nesta pesquisa, discutir os desafios e as dificuldades encontradas pelos novos coordenadores pedagógicos da SEMEC/Teresina, dentro das instituições de ensino e na integração com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina. A pesquisa se efetivou com base nas análises feitas nos discursos dos sujeitos pesquisados e os instrumentos utilizados para produção dos dados foram o questionário e a observação participante. Os resultados da pesquisa evidenciam que, os novos coordenadores pedagógicos da SEMEC/Teresina, precisam resgatar suas identidades, compreender sobre suas reais funções e atribuições e desta maneira conseguir realizar um trabalho de qualidade, nas instituições escolares, em conjunto com a SEMEC/Teresina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1401_TB420_26102025173439.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VOSTE LUSTOSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Júnior Voste" "autor_email" => "vostejunior@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124959 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 1401 "titulo" => "NOVOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA SEMEC/THE: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS NO INÍCIO DO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO" "resumo" => "O coordenador pedagógico, para melhor realizar seu trabalho, é preciso que conheça bem suas funções para garantir um processo de ensino aprendizagem saudável e bem-sucedido para os alunos, como também, precisa receber orientações técnicas da secretaria de educação para que possa desenvolver com afinco suas atribuições, especialmente, quando é inserido, pela primeira vez, em uma rede de ensino pública, dentro das escolas. Diante desta constatação, esta pesquisa, de carácter etnográfica e qualitativa, versa sobre a multiplicidade da função, a especificidade da ação e a feição conflituosa da prática dos novos coordenadores pedagógicos que ocupam o cargo de pedagogo efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC/Teresina), oriundos do concurso público de 2024. Objetiva-se, assim, nesta pesquisa, discutir os desafios e as dificuldades encontradas pelos novos coordenadores pedagógicos da SEMEC/Teresina, dentro das instituições de ensino e na integração com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina. A pesquisa se efetivou com base nas análises feitas nos discursos dos sujeitos pesquisados e os instrumentos utilizados para produção dos dados foram o questionário e a observação participante. Os resultados da pesquisa evidenciam que, os novos coordenadores pedagógicos da SEMEC/Teresina, precisam resgatar suas identidades, compreender sobre suas reais funções e atribuições e desta maneira conseguir realizar um trabalho de qualidade, nas instituições escolares, em conjunto com a SEMEC/Teresina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1401_TB420_26102025173439.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VOSTE LUSTOSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Júnior Voste" "autor_email" => "vostejunior@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }