Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTO DA ABORDAGEM STEAM PARA O AUMENTO DA AUTOCONFIANÇA EM MENINAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A desigualdade de gênero nas áreas de Ciência exatas continua sendo um desafio global. Estudos apontam que barreiras estruturais e estereótipos de gênero afetam a confiança e o interesse das meninas, contribuindo para sua sub-representação nos campos científicos e tecnológicos. Diante desse panorama, é importante pensar estratégias que contribuam para a inclusão de meninas na ciência, ainda em idade escolar. Partindo do pressuposto de que a riqueza de perspectivas proporcionada pela abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) pode favorecer uma educação mais inclusiva, onde a diversidade é valorizada, buscamos analisar o potencial dessa abordagem para o aumento da autoconfiança em meninas. Para isso, foram desenvolvidas oficinas no espaço Ciência Maker, no âmbito de um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, utilizando metodologias como o ensino de ciências por investigação e técnicas de desenho de engenharia. Nessas oficinas, as participantes tiveram contato com experimentos de eletricidade, programação, design 3D e resolução de problemas. As atividades foram inspiradas no programa “Poderosas”. Neste programa, a abordagem lúdica e baseada em projetos estimula a criatividade e a resolução de problemas aumentando a autoconfiança e desenvolvimento de habilidades lógicas. Os resultados apontam para um aumento no interesse das meninas por STEAM, além do desenvolvimento de habilidades técnicas e cognitivas, como programação e resolução de problemas, e o fortalecimento da autoconfiança. A análise qualitativa dos dados permitiu avaliar esses impactos, evidenciando o potencial das oficinas para mitigar a desigualdade de gênero em STEAM.

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