Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS: UMA REFLEXÃO SOBRE COMO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUI NESSE VIÉS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126568
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3926
    "inscrito_id" => 2066
    "titulo" => "O USO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS: UMA REFLEXÃO SOBRE COMO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUI NESSE VIÉS"
    "resumo" => "A regulação emocional é crucial na infância, influenciando o bem-estar e o desenvolvimento social. A literatura infantil, em especial a contação de histórias, surge como ferramenta valiosa para auxiliar nesse processo, ao apresentar modelos e estratégias de enfrentamento emocional de forma acessível e lúdica. A crescente demanda por recursos que promovam a inteligência emocional na educação infantil justifica a investigação do potencial da literatura. Domingos (2024) evidencia que as crianças ao lerem ou ouvirem histórias, podem se identificar com os personagens citados e com suas emoções e sentimentos, desta forma se envolvem no enredo da história e aprendem com a mesma. Este artigo tem como objetivo analisar como a contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de inteligência emocional em crianças. A pesquisa foi feita por meio de uma revisão bibliográfica, de cunho exploratório, que permite analisar o tema de forma ampliada e flexível. Os resultados deste estudo revelam que a utilização de livros com histórias com personagens que enfrentam e superam desafios emocionais são particularmente eficazes para a construção das competências emocionais nas crianças. Além disso, a identificação com esses personagens e a discussão sobre as estratégias utilizadas podem as auxiliar a internalizarem e aplicarem essas habilidades em suas próprias vidas. A interação entre o contador e o aluno, o uso de recursos visuais e atividades complementares também se mostram importantes para potencializar o impacto da contação de histórias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2066_TB3926_11112025112652.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WERLAN MORAIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WERLAN MORAIS"
    "autor_email" => "werlanmorais@unitins.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126568
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3926
    "inscrito_id" => 2066
    "titulo" => "O USO DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS: UMA REFLEXÃO SOBRE COMO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CONTRIBUI NESSE VIÉS"
    "resumo" => "A regulação emocional é crucial na infância, influenciando o bem-estar e o desenvolvimento social. A literatura infantil, em especial a contação de histórias, surge como ferramenta valiosa para auxiliar nesse processo, ao apresentar modelos e estratégias de enfrentamento emocional de forma acessível e lúdica. A crescente demanda por recursos que promovam a inteligência emocional na educação infantil justifica a investigação do potencial da literatura. Domingos (2024) evidencia que as crianças ao lerem ou ouvirem histórias, podem se identificar com os personagens citados e com suas emoções e sentimentos, desta forma se envolvem no enredo da história e aprendem com a mesma. Este artigo tem como objetivo analisar como a contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de inteligência emocional em crianças. A pesquisa foi feita por meio de uma revisão bibliográfica, de cunho exploratório, que permite analisar o tema de forma ampliada e flexível. Os resultados deste estudo revelam que a utilização de livros com histórias com personagens que enfrentam e superam desafios emocionais são particularmente eficazes para a construção das competências emocionais nas crianças. Além disso, a identificação com esses personagens e a discussão sobre as estratégias utilizadas podem as auxiliar a internalizarem e aplicarem essas habilidades em suas próprias vidas. A interação entre o contador e o aluno, o uso de recursos visuais e atividades complementares também se mostram importantes para potencializar o impacto da contação de histórias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2066_TB3926_11112025112652.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WERLAN MORAIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WERLAN MORAIS"
    "autor_email" => "werlanmorais@unitins.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A regulação emocional é crucial na infância, influenciando o bem-estar e o desenvolvimento social. A literatura infantil, em especial a contação de histórias, surge como ferramenta valiosa para auxiliar nesse processo, ao apresentar modelos e estratégias de enfrentamento emocional de forma acessível e lúdica. A crescente demanda por recursos que promovam a inteligência emocional na educação infantil justifica a investigação do potencial da literatura. Domingos (2024) evidencia que as crianças ao lerem ou ouvirem histórias, podem se identificar com os personagens citados e com suas emoções e sentimentos, desta forma se envolvem no enredo da história e aprendem com a mesma. Este artigo tem como objetivo analisar como a contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de inteligência emocional em crianças. A pesquisa foi feita por meio de uma revisão bibliográfica, de cunho exploratório, que permite analisar o tema de forma ampliada e flexível. Os resultados deste estudo revelam que a utilização de livros com histórias com personagens que enfrentam e superam desafios emocionais são particularmente eficazes para a construção das competências emocionais nas crianças. Além disso, a identificação com esses personagens e a discussão sobre as estratégias utilizadas podem as auxiliar a internalizarem e aplicarem essas habilidades em suas próprias vidas. A interação entre o contador e o aluno, o uso de recursos visuais e atividades complementares também se mostram importantes para potencializar o impacto da contação de histórias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.