Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: VIVENCIANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender os conceitos de aprendizagem colaborativa e insterdisciplinaridade a partir da percepeção dos/as estudantes dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que participaram do projeto de ensino “Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores como Espaço de Aprendizagem Colaborativa nos Cursos de Licenciatura do Ifal – Campus Maceió”. As concepções teórico-metodológicas sobre os processos de aprendizagem na persepctiva colaborativa e intedisciplinar dialogam com as orteias de Fazenda (2005); Nóvoa (2009); Alcântara, Marques Siqueira, Valaski (2004); Soeira (2013); Schneider, Conceição, Soeira (2023). A partir da articulação entre teoria e prática na formação de professores/as. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que utilizou o questionário e a observação como instrumentos de coleta de informações. O público-alvo foram os estudantes do Ifal Campus Maceió, matriculados nos cursos de licenciatura presenciais em Ciências Biológicas, Física, Letras-Português, Matemática e Química, que estavam cursando a partir do 3º período. Os resultados mostram que os/as licenciandos/as participaram ativamente do processo formativo, aprofundando os conceitos de aprendizagem colaborativa e interdisciplinaridade com os saberes dos seus respectivos cursos, para maior articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores/as. Nas suas percepções, os/as licenciandos/as relataram que tiveram uma experiência desafiadora e instigante, em que o trabalho com aprendizagem colaborativa e interdisciplinar permitiu um olhar mais atento a essa formação, aproximando e articulando teoria e prática num processo colaborativo. Além disso, o projeto também possibilitou o trabalho colaborativo entre os/as professores/as formadores/as que atuam nos cursos de licenciaturas, com base no diálogo entre as diversas formações no planejamento de ações que proporcionassem aos estudantes a compreensão das concepções de aprendizagem colaborativa e interdisciplinaridade a partir de vivências práticas e coletivas.

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