Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SABERES DOCENTES PROMOVIDOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): FORMAÇÃO INICIAL NA AMAZÔNIA, BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126495
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3647
    "inscrito_id" => 9917
    "titulo" => "OS SABERES DOCENTES PROMOVIDOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): FORMAÇÃO INICIAL NA AMAZÔNIA, BRASIL"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo oportunizar aos licenciandos vivenciarem a experiência de sala de aula, e o dinamismo do da dimensão profissional de sua atuação. Para emergir os saberes docentes é necessário experienciar à docência, e mesmo assim, esses saberes não são estáticos, o professor está em uma aprendizagem constante. Dessa forma, os saberes docentes são conhecimentos construídos, apreendidos e desenvolvidos pelo docente em diferentes momentos que atravessam sua experiência de vida pessoal e profissional. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os saberes docentes mobilizados pelos bolsista do PIBID (versão 2022-2024). Para tanto, analisou-se uma amostra de 8 relatórios, utilizando etapas as metodológicas: Organização do material, Categorização, Contextualização, Interpretação e Conclusão, sob o viés dos saberes docentes de Maurice Tardif. Os resultados apresentam a predominância dos saberes experienciais, que tratam das vivências da práxis, somados aos saberes da formação profissional, presente nas metodologias e técnicas de ensino (desenvolvimentos de atividades pedagógicas distintas),observado na relato do P1 “ o programa nos permite aproximar a teoria da prática, e de utilizar novas maneiras/metodologias de ensino”, além disso os dados mostraram o potencial formativo do PIBID na construção do profissional docente e nas aproximações entre Universidade e escola. Assim, o PIBID se constitui como um espaço híbrido de formação, que favorece uma diversidade de trocas de experiências nas práticas relatadas, que enriquecem sobremaneira a formação inicial dos integrantes, e as suas abordagens escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9917_TB3647_30102025220028.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYRA DE PAULA SANTOS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Dayra de Paula"
    "autor_email" => "dayra.ribeiro@braganca.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126495
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3647
    "inscrito_id" => 9917
    "titulo" => "OS SABERES DOCENTES PROMOVIDOS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): FORMAÇÃO INICIAL NA AMAZÔNIA, BRASIL"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo oportunizar aos licenciandos vivenciarem a experiência de sala de aula, e o dinamismo do da dimensão profissional de sua atuação. Para emergir os saberes docentes é necessário experienciar à docência, e mesmo assim, esses saberes não são estáticos, o professor está em uma aprendizagem constante. Dessa forma, os saberes docentes são conhecimentos construídos, apreendidos e desenvolvidos pelo docente em diferentes momentos que atravessam sua experiência de vida pessoal e profissional. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os saberes docentes mobilizados pelos bolsista do PIBID (versão 2022-2024). Para tanto, analisou-se uma amostra de 8 relatórios, utilizando etapas as metodológicas: Organização do material, Categorização, Contextualização, Interpretação e Conclusão, sob o viés dos saberes docentes de Maurice Tardif. Os resultados apresentam a predominância dos saberes experienciais, que tratam das vivências da práxis, somados aos saberes da formação profissional, presente nas metodologias e técnicas de ensino (desenvolvimentos de atividades pedagógicas distintas),observado na relato do P1 “ o programa nos permite aproximar a teoria da prática, e de utilizar novas maneiras/metodologias de ensino”, além disso os dados mostraram o potencial formativo do PIBID na construção do profissional docente e nas aproximações entre Universidade e escola. Assim, o PIBID se constitui como um espaço híbrido de formação, que favorece uma diversidade de trocas de experiências nas práticas relatadas, que enriquecem sobremaneira a formação inicial dos integrantes, e as suas abordagens escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9917_TB3647_30102025220028.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYRA DE PAULA SANTOS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Dayra de Paula"
    "autor_email" => "dayra.ribeiro@braganca.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo oportunizar aos licenciandos vivenciarem a experiência de sala de aula, e o dinamismo do da dimensão profissional de sua atuação. Para emergir os saberes docentes é necessário experienciar à docência, e mesmo assim, esses saberes não são estáticos, o professor está em uma aprendizagem constante. Dessa forma, os saberes docentes são conhecimentos construídos, apreendidos e desenvolvidos pelo docente em diferentes momentos que atravessam sua experiência de vida pessoal e profissional. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os saberes docentes mobilizados pelos bolsista do PIBID (versão 2022-2024). Para tanto, analisou-se uma amostra de 8 relatórios, utilizando etapas as metodológicas: Organização do material, Categorização, Contextualização, Interpretação e Conclusão, sob o viés dos saberes docentes de Maurice Tardif. Os resultados apresentam a predominância dos saberes experienciais, que tratam das vivências da práxis, somados aos saberes da formação profissional, presente nas metodologias e técnicas de ensino (desenvolvimentos de atividades pedagógicas distintas),observado na relato do P1 “ o programa nos permite aproximar a teoria da prática, e de utilizar novas maneiras/metodologias de ensino”, além disso os dados mostraram o potencial formativo do PIBID na construção do profissional docente e nas aproximações entre Universidade e escola. Assim, o PIBID se constitui como um espaço híbrido de formação, que favorece uma diversidade de trocas de experiências nas práticas relatadas, que enriquecem sobremaneira a formação inicial dos integrantes, e as suas abordagens escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.