FEIRA LIVRE COMO ESPAÇO NÃO FORMAL NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124960 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 3416 "titulo" => "FEIRA LIVRE COMO ESPAÇO NÃO FORMAL NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O estudo investigou o potencial educativo das feiras livres como espaços não formais no ensino de biologia, explorando sua contribuição para a construção de uma aprendizagem significativa e contextualizada. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Rosalvo Lobo, na feira livre conhecida como “Feirinha da Jatiúca”, ambas localizadas no município de Maceió, estado de Alagoas. A proposta de utilizar a Feirinha da Jatiúca como recurso pedagógico surgiu devido a sua proximidade física com a escola, o que torna a vivência com a feira cotidiana entre a comunidade escolar. As atividades, que ocorreram durante o período de 2024 e 2025, tiveram como foco o estudo de botânica e zoologia e incluíram visitas à Feirinha da Jatiúca, registros fotográficos e aulas práticas com os itens da feira, como frutas, folhas, raízes, caules, crustáceos, peixes e ovos. A partir disso, o estudo demonstrou que espaços não formais de ensino, como as feiras livres, são recursos pedagógicos eficazes que facilitam a compreensão de conceitos, tornando o aprendizado mais significativo e contextualizado. Os resultados indicaram maior engajamento dos alunos e melhor assimilação dos conteúdos, evidenciando como as feiras livres, ricas em diversidade, podem servir como espaços de aprendizado. A pesquisa também destacou a importância de utilizar ambientes diversificados como complemento ao ensino formal, estimulando a curiosidade e proporcionando uma aprendizagem dinâmica e interativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3416_TB421_07112025052501.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYSE ANCILA MARIA DE MELO GOMES" "autor_nome_curto" => "Thayse Gomes" "autor_email" => "thaymelog@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124960 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 421 "inscrito_id" => 3416 "titulo" => "FEIRA LIVRE COMO ESPAÇO NÃO FORMAL NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O estudo investigou o potencial educativo das feiras livres como espaços não formais no ensino de biologia, explorando sua contribuição para a construção de uma aprendizagem significativa e contextualizada. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Rosalvo Lobo, na feira livre conhecida como “Feirinha da Jatiúca”, ambas localizadas no município de Maceió, estado de Alagoas. A proposta de utilizar a Feirinha da Jatiúca como recurso pedagógico surgiu devido a sua proximidade física com a escola, o que torna a vivência com a feira cotidiana entre a comunidade escolar. As atividades, que ocorreram durante o período de 2024 e 2025, tiveram como foco o estudo de botânica e zoologia e incluíram visitas à Feirinha da Jatiúca, registros fotográficos e aulas práticas com os itens da feira, como frutas, folhas, raízes, caules, crustáceos, peixes e ovos. A partir disso, o estudo demonstrou que espaços não formais de ensino, como as feiras livres, são recursos pedagógicos eficazes que facilitam a compreensão de conceitos, tornando o aprendizado mais significativo e contextualizado. Os resultados indicaram maior engajamento dos alunos e melhor assimilação dos conteúdos, evidenciando como as feiras livres, ricas em diversidade, podem servir como espaços de aprendizado. A pesquisa também destacou a importância de utilizar ambientes diversificados como complemento ao ensino formal, estimulando a curiosidade e proporcionando uma aprendizagem dinâmica e interativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3416_TB421_07112025052501.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYSE ANCILA MARIA DE MELO GOMES" "autor_nome_curto" => "Thayse Gomes" "autor_email" => "thaymelog@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }