Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO SUPERIOR E SUAS INTERSECÇÕES A PARTIR DO PROJETO DE VIDA: UMA EXPERIÊNCIA COM OS BOLSITAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA DA UNIVERIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a experiência em desenvolver um projeto de vida junto aos bolsistas do Programa de Iniciação Acadêmica (BIA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), através do pensamento empreendedor na elaboração de startups universitárias. Sabe-se que a universidade se alicerça no tripé ensino, pesquisa e extensão, possibilitando que os educandos, durante sua vida acadêmica, possam trilhar caminhos e espaços no mercado de trabalho: 1) a atuação profissional; 2) a docência e 3) e ser empreender. Assim, para construir um pensamento empreendedor junto aos educandos, torna-se salutar ações pedagógicas e extensionistas que possibilitem experienciar práticas e pensamentos inovadores para a atuação dos egressos no mercado de trabalho. Dessa forma, o projeto de vida, prática pedagógica de grande relevância elencada na Bncc (2018), continua, amplia e ganha corpo no ensino superior. A proposta nasceu a partir da problemática em refletir como os ingressos do ensino superior pensam sobre o mercado de trabalho e as possibilidades plurais de atuação. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Utilizou-se como aportes teóricos as reflexões sobre a utilização das universidades enquanto catalizadores de talentos através de startups universitárias discorridas por Azevedo, Viveiros e Souza (2022), a premência em construir o pensamento empreendedor apregoadas por Baggio e Baggio (2014) e a importância em construir projetos de vida na educação de acordo com Moran (2013). Como principais resultados, buscou-se construir um projeto de vida junto aos bolsistas da BIA através de práticas extensionistas que objetivem apresentar e/ou ampliar as possibilidades de atuação no mercado de trabalha a partir da demandas e possibilidades de uma sociedade cada vez mais competitiva e tecnológica.

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